Geração Z: 51% dos jovens pretendem comprar um carro nos próximos 3 anos
O sonho do carro próprio permanece presente entre os jovens no Brasil. Segundo pesquisa da Localiza&Co, cerca de 51% da Geração Z, ou seja, pessoas que nasceram de 1998 a 2009, planejam comprar ou trocar de carro nos próximos três anos.
O estudo, realizado entre abril e junho de 2024, ainda mostrou que o desejo é compartilhado por 39% da Geração Y (1982-1997).
Já no caso dos Baby Boomers, ou seja, quem nasceu entre 1945 a 1960, somente 20% pretendem comprar um carro dentro do mesmo período.
A intenção de compra do veículo próprio é alta, mesmo que a posse de carro seja menor entre os mais jovens.
O estudo ainda mostrou que no momento da escolha de veículos próprio, o que mais pesa é o impacto no bolso.
Cerca de 75% dos brasileiros levam em conta o preço para escolha do carro próprio, enquanto 51% pensam no consumo de combustível. Além disto, o fato de o carro ser 0 KM rodado é importante para 30% e a segurança para 27,6% das pessoas.
Enquanto os mais jovens se interessam pela tecnologia e design do veículo, os Baby Boomers priorizam a sustentabilidade e baixo custo de manutenção.
Futuro do transporte no Brasil
A pesquisa evidenciou também que os brasileiros veem o transporte público (62%) como o principal meio de locomoção no futuro.
Seguido do transporte público, estão os carros de aplicativo (60%), as bicicletas (43%), carros elétricos (43%) e, por último, o carro próprio (39%) na visão da população.
O carro próprio e moto própria se destacam entre as gerações Y e Z na perspectiva para o futuro. Já para as gerações anteriores (BB e X), o transporte público e carro elétrico aparecem com mais relevância.
Ainda segundo o estudo, 51% da população brasileira prevê uma redução no deslocamento diário no futuro, devido ao aumento das atividades remotas.
Além disto, 46% acreditam que os carros elétricos, híbridos e renováveis serão os mais utilizados.
Escolha do meio de transporte
Deste os fatores que influenciam a escolha por brasileiros do meio de transporte no dia a dia, a conveniência e economia de tempo são os mais decisivos.
Cerca de 62% optam pela economia de tempo, enquanto 44% pelo que ir direto, 33% pelo mais rápido, 30% pelo que possui horário exato de partida e chega e 26% por um preço acessível.
Ao considerar o recorte de gerações para escolha do transporte, a economia de tempo e chegar antes é importante para 48,1% da geração Baby Boomers.
Já da Geração Z, 36,3% das pessoas preferem saber o horário exato de partida e chegada, enquanto somente 19,1% optam pelo meio de transporte que possam pagar.
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