Governo envia projeto do Túnel de Santos para aval do TCU; projeto prevê aporte de R$ 6 bi

Governo envia projeto do Túnel de Santos para aval do TCU; projeto prevê aporte de R$ 6 bi

O projeto do Túnel de Santos foi encaminhado nesta segunda-feira (30) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A proposta, que integra o Novo PAC, prevê um investimento superior a R$ 6 bilhões, sendo metade financiada pelo governo federal e a outra metade pelo estado de São Paulo.

A obra, que deverá beneficiar mais de duas milhões de pessoas, visa a construção de um túnel imerso sob o mar, ligando Santos ao Guarujá.

Segundo o ministro, o empreendimento representa o fim de um longo período de espera para a população local, que aguarda melhorias na infraestrutura há mais de 100 anos. A ideia é que a construção ajude a separar o tráfego portuário do tráfego urbano, contribuindo para a qualidade de vida na região.

“Essa obra é fundamental para ajudar na mobilidade urbana e a qualidade de vida da Baixada Santista e, principalmente, vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano”, pontuou.

Além do túnel, o projeto inclui a concessão do Canal do Porto de Santos, com o objetivo de aprofundar o calado (a profundidade do porto) e garantir a manutenção da área.

Esse investimento é fundamental para que o Porto continue a ser uma peça-chave na exportação e importação do Brasil, responsável por 30% da corrente de comércio do país.

Atualmente, o Porto de Santos possui um calado de 15 metros. Com os novos investimentos, a expectativa é que, até 2025, a profundidade aumente para 16 metros, chegando a 17 metros no curto prazo, o que permitirá a passagem de embarcações maiores.

O túnel de 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade será o primeiro do tipo imerso na América Latina. Ele ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá.

O projeto incluirá vias para veículos, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, com espaço também para a adaptação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Essa obra faz parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura do estado e do país.

“O túnel de Santos, a concessão da dragagem, são obras de mobilidade urbana, é o grande projeto de descarbonização dos nossos navios, toda essa infraestrutura será primordial para o crescimento do Brasil”, destacou.

A expectativa do governo é que as obras do túnel comecem em 2025. No entanto, o projeto ainda depende da aprovação do TCU e da viabilidade do processo de concessão, que determinará a empresa responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.

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Matheus Augusto

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