Governo prorroga prazo de “carimbo em ovos“ para setembro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou para 4 de setembro de 2025 o prazo para que as granjas produtoras de ovos registradas na Pasta identifiquem individualmente os produtos vendidos a granel. Antes, a obrigatoriedade entraria em vigor em 4 de março.
A exigência inclui a impressão da data de validade e do número de registro do estabelecimento na casca dos ovos.
A alteração do prazo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19). O regulamento estabelece os requisitos de instalação, equipamentos e procedimentos para o funcionamento de granjas avícolas e unidades de beneficiamento de ovos e derivados.
O texto determina que a tinta utilizada na marcação da casca dos ovos deve ser específica para alimentos, atóxica e segura para consumo. A identificação individual não será exigida para ovos comercializados em embalagens rotuladas.
A nova portaria também que define a nomenclatura dos ovos in natura e dos produtos de ovos não submetidos a tratamento térmico. A classificação considera categorias A e B, além de produtos como ovos líquidos, resfriados e congelados, gema e clara processadas.
O Mapa reforça que a produção de ovos no país vem em crescente e lembra que o Brasil é um dos únicos países do mundo livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais, sendo o maior exportador de frango do mundo e um grande produtor de ovos.
Os estabelecimentos que produzem ovos são classificados em “granjas avícolas” e “unidades de beneficiamento de ovos e derivados”, responsáveis pela produção, classificação, embalagem, rotulagem e expedição dos produtos.
A medida busca aumentar a segurança e transparência para o consumidor e prevenir fraudes, protegendo também os produtores. As granjas continuam podendo comercializar sua produção em embalagens rotuladas, sem necessidade de marcação individual na casca, exigida somente para produtos vendidos a granel.
Para o ministro Carlos Fávaro, a medida reforça a posição do Brasil como produtor de ovos de qualidade nacional e internacionalmente.
“O Brasil só é o que é na produção de ovos, de frangos e de alimentos porque tem uma grande sanidade. O aperfeiçoamento das legislações tem que ser constante, tem que evoluir com a regra sempre muito alta nesse sentido. Tanto que esta portaria foi construída junto com o setor, aqui no Ministério da Agricultura e Pecuária, para fazer a nova classificação de ovos, tão desejada pelo setor, até para agregar valor e ganhar competitividade”, comentou.
Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online