Haddad confirma mecanismo para liberar FGTS de quem usou saque-aniversário

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou, em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (24), que o governo se prepara para anunciar uma “regra de transição” para liberar recursos do FGTS de quem usou saque-aniversário.
“Sem mexer no saque-aniversário, vamos oferecer o consignado do setor privado e oferecer uma regra de transição para quem ficou com o dinheiro preso. Mas vai valer só como regra de transição”, disse em São Paulo.
A Folha de S.Paulo revelou e a CNN confirmou que o governo prepara uma medida provisória (MP) sobre o tema.
Dirigentes das principais centrais sindicais do país vão a Brasília nesta terça-feira (25) e esperam a assinatura do texto pelo presidente já durante a tarde.
Pelas regras em vigor, todo trabalhador registrado em carteira pode sacar parte do FGTS no mês em que faz aniversário.
No entanto, o saldo remanescente fica travado por dois anos e não pode ser sacado antes desse período, nem mesmo na hipótese de demissão sem justa causa – nesses casos, o trabalhador mantém apenas o direito à multa rescisória de 40% do total.
O atual governo considera o saque-aniversário um desvirtuamento da finalidade do FGTS: servir de poupança aos trabalhadores formais em caso de perda de emprego e, ao mesmo tempo, ser uma linha de financiamento de projetos habitacionais.
Falta VR: paulistas precisam de R$ 710 a mais para completar benefício
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online