Haddad diz que queda do dólar e safra vão controlar preço dos alimentos

Haddad diz que queda do dólar e safra vão controlar preço dos alimentos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (4) que a queda do dólar e a safra de 2025 vão ajudar a controlar os preços dos alimentos. A declaração foi realizada após o Banco Central indicar que alta inflação sobre os produtos alimentícios tende a se propagar para o médio prazo.

“O dólar estava R$ 6,10. Agora está R$ 5,80. Isso ajuda muito. Com ação do Banco Central e Ministério da Fazenda, essas variáveis econômicas se acomodam em outro patamar e isso certamente vai favorecer. Estou confiante de que a safra deste ano vai ser muito forte. Isso também vai ajudar”, disse Haddad.

Pedido de Lula

Diante da alta dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou aos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que estudassem medidas para controlar os preços.

Uma das possibilidades citadas pelos ministros é a redução de alíquotas de importação para produtos com preço no mercado internacional inferior ao registrado no mercado doméstico.

A medida será implementada pontualmente, se houver necessidade.

Outra medida citada por Fávaro foi adotar medidas no Plano Safra para aumentar a oferta de produtos e, consequentemente, reduzir os preços dos alimentos. O ministro da Agricultura já citou que a pasta estuda reduzir as taxas de juros do plano.

 

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *