Ibovespa tem variação negativa enquanto investidores avaliam IPCA-15; dólar sobe

Ibovespa tem variação negativa enquanto investidores avaliam IPCA-15; dólar sobe

O Ibovespa tem variação modesta nesta quarta-feira (25), apoiado pelo avanço nos papéis de Vale e Petrobras na sessão, enquanto agentes financeiros avaliam a desaceleração da alta do IPCA-15 em setembro.

O IPCA-15 marcou alta de 0,13% em setembro, contra 0,19% em agosto, segundo o IBGE, bem abaixo da expectativa de avanço de 0,30%, segundo pesquisa da Reuters. Em 12 meses, o IPCA-15 atingiu alta de 4,12%, após subir 4,35% no mês anterior.

Já o dólar sobe frente ao real nesta quarta-feira (25), em linha com sua força no exterior, à medida que investidores digeriam novos dados de inflação no Brasil e ponderavam sobre o futuro da política monetária local e nos Estados Unidos.

Por volta das 13h51, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,22%, a 131.871 pontos. Enquanto o dólar á vista sobe a 0,43%, a R$ 5,477.

O resultado faz com que agentes financeiros ajustarem suas apostas sobre o próximo movimento do Copom, em novembro, diminuindo a probabilidade, segundo operadores, de uma alta de 50 pontos-base na Selic, apesar de continuar sendo o movimento esperado por uma ampla maioria do mercado.

No cenário externo, as atenções se voltavam para o debate sobre a próxima decisão do Federal Reserve, que reduziu sua taxa de juros em 50 pontos-base na semana passada. A maioria dos operadores colocava uma chance maior de o banco central dos EUA repetir em novembro o movimento da última reunião.

Também estava no radar o desempenho dos preços de commodities importantes, como petróleo e minério de ferro, uma vez que analistas mostravam dúvidas sobre o pacote de estímulo econômico anunciado pela China na véspera.

Os principais índices de Wall Street têm desempenhos mistos nesta quarta-feira (25), com o S&P 500 oscilando perto de máximas recordes já que os investidores aguardavam mais indicadores sobre a situação da economia e os próximos cortes de juros.

O Dow Jones caía 0,36%, a 42.058,11 pontos. O S&P 500 tinha alta de 0,02%, a 5.734,34 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançava 0,34%, a 18.136,22 pontos.

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *