Inflação em 2024: veja os preços que mais subiram e caíram no ano

Inflação em 2024: veja os preços que mais subiram e caíram no ano

O abacate foi o produto que mais encareceu em 2024, com alta de 174,67% nos preços – ou seja, o gasto com a fruta mais que dobrou no período -, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em 2023, a fruta estava no ranking entre os três itens que mais caíram.

Publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador aponta que o grupo dos alimentos e das bebidas foi o maior impactado pela inflação em 2024, acumulando alta de 7,69% em 12 meses e contribuindo com 1,63 ponto percentual para a inflação do ano, que encerrou o período em 4,83%.

Os preços desses itens são mais voláteis, sensíveis ao clima e, por tanto, ao impacto das mudanças climáticas.

Carnes, café e leite são alguns dos outros alimentos que pesaram no bolso do consumidor brasileiro em 2024.

chart visualization

Já o pepino, a cebola e o tomate foram na contramão do grupo geral de alimentos e ficaram na ponta oposta entre os itens que mais baratearam em 2024.No ano passado, o pepino estava em segunda colocação entre os que mais subiram.

Em seguida, as passagens aéreas também estiveram na lista das maiores baixas do ano, assim como no ano de 2023. O morango, que no ano passado foi o que mais pesou, está entre os alimentos que mais caíram de preço.

chart visualization

Datafolha: Maioria da população acredita que inflação piorará em 2025

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *