Lula deve vetar trechos, mas manterá “o essencial” na proposta de dívida dos estados

Lula deve vetar trechos, mas manterá “o essencial” na proposta de dívida dos estados

Parlamentares esperam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantenha “o que é essencial” no projeto que trata do refinanciamento das dívidas estaduais. No entanto, reconhecem que haverá vetos, especialmente em pontos que beneficiam apenas algumas unidades da federação.

O tema foi discutido nesta segunda-feira (13) em uma reunião com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues. O encontro ocorreu na residência oficial do Senado, fora da agenda pública.

A CNN apurou que os ministros informaram ao presidente do Congresso, autor da proposta, que o “essencial” será preservado, incluindo a redução dos juros, o alongamento dos prazos e a utilização de ativos estaduais para abater dívidas.

Fontes ouvidas pela reportagem afirmaram que o texto será sancionado nesta terça-feira (14) e publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A proposta, aprovada em dezembro de 2024 no Congresso, cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

O projeto prevê o refinanciamento de débitos com juros reduzidos e parcelamento em até 30 anos.

Atualmente, as dívidas com a União somam mais de R$ 765 bilhões. Cerca de 90% desse montante está concentrado em quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Tragédias naturais mataram 11 mil e custaram R$ 2 trilhões em 2024

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *