Maioria dos americanos é contra novas tarifas, dizem pesquisas

Maioria dos americanos é contra novas tarifas, dizem pesquisas

A maioria dos americanos se opõe à implementação de novas tarifas sobre o México e o Canadá, de acordo com pesquisas recentes.

O levantamento foi feito antes do anúncio das tarifas pelo presidente Donald Trump neste fim de semana, e de sua declaração nesta segunda-feira (3) de que havia concordado em “pausar imediatamente” as tarifas sobre o México por um mês.

Logo após a posse de Trump, uma pesquisa da Reuters/Ipsos revelou que a maioria dos adultos norte-americanos não queriam ver novas tarifas sobre produtos importados do Canadá (37% apoiam, 60% se opõem) ou do México (41% a favor, 55% contra).

A pesquisa CBS/YouGov realizada em novembro, após as eleições americanas, encontrou maior apoio à taxação sobre produtos de outros países em geral, com visões sobre a implementação de novas tarifas divididas igualmente (52% a favor e 48% contra) — mas mesmo nessa pesquisa, 59% dos adultos dos EUA disseram que esperavam que as tarifas aumentassem os preços, com apenas 18% dizendo que achavam que as tarifas reduziriam os preços.

Na mesma pesquisa, 79% dos adultos dos EUA disseram que Trump deveria fazer da redução dos preços de bens e serviços com alta prioridade no desenvolvimento de políticas durante a transição, superando qualquer outra questão política e bem à frente da parcela que colocou a mesma prioridade na imposição de tarifas (26%).

No levantamento da Universidade Quinnipiac, realizada logo após Trump assumir o cargo, os eleitores registrados disseram (48% a 42%) que “as tarifas dos EUA sobre produtos fabricados em outros países” tinham mais probabilidade de prejudicar do que ajudar a economia americana.

Há espaço para essas opiniões mudarem em qualquer direção se as tarifas forem implementadas e os consumidores americanos começarem a sentir os efeitos nos preços. Na pesquisa Reuters/Ipsos, cerca de metade do público não tinha uma opinião forte a favor nem contrária às tarifas no Canadá ou no México.

Na pesquisa do início de janeiro da CNN, 80% dos adultos dos EUA acreditam ser ao menos um pouco provável que Trump implementasse tarifas sobre produtos do México, Canadá e China, mais alto do que as parcelas que esperavam que Trump seguisse em nove outras possíveis ações testadas. Uma parcela menor, 30%, acredita ser “muito provável” que ele implementasse tais tarifas.

Com vetos da tributária, exportação de cigarros e bebidas será taxada

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *