Max Russi toma posse como presidente da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira – Jornal Advogado – Em Mato Grosso
O presidente eleito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), tomará posse nesta segunda-feira (3), em cerimônia no Plenário das Deliberações Renê Barbour, na ALMT, em Cuiabá, a partir das 9h. Os demais membros da nova Mesa Diretora da Casa de Leis também serão empossados na solenidade.
Por unanimidade, Russi foi eleito para presidir a Mesa Diretora da ALMT, durante o biênio 2025-2026, no dia 7 de agosto do ano passado. A última eleição unânime aconteceu em 2008, quando o ex-deputado e atual presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, estava à frente do Legislativo.
Esta é a segunda vez que ele assume o cargo na Mesa Diretora. Como presidente da Casa, entre 2020 e 2021, o parlamentar se destacou em diversas ações, como o combate à pandemia de Covid-19, que demandou especial atenção às famílias em situação de vulnerabilidade.
A nova Mesa Diretora é composta pelos deputados: Max Russi (presidente), Júlio Campos (1º vice-presidente), Gilberto Cattani (2º vice-presidente), Wilson Santos (3º vice-presidente), Dr. João (1º secretário), Paulo Araújo (2º secretário), Diego Guimarães (3° secretário), Elizeu Nascimento (4º secretário), Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).
Carreira política
Natural de Salto do Lontra, no Paraná, Max Russi se mudou para o interior de Mato Grosso, onde iniciou sua carreira política como vereador em Jaciara, aos 23 anos. Quatro anos depois, ele foi eleito prefeito do município e ficou à frente do Executivo por oito anos.
Seu trabalho notável pelo Vale do São Lourenço o credenciou para três mandatos consecutivos como deputado na Assembleia Legislativa. Contudo, o ele não se limitou a região onde começou a carreira pública. O parlamentar expandiu sua atuação para a capital e a região do Vale do Araguaia, o que contribuiu para um crescimento significativo nos últimos anos, superando em 300% o número de votos. Na última eleição foram 70.328 votos conquistados, a segunda maior votação para o cargo no estado.
Russi também já atuou na Casa Civil do estado, esteve à frente da CCJR da ALMT, presidiu a CPI do MP Estadual e foi primeiro secretário da Assembleia Legislativa. Ele chegou a assumir o Governo do Estado por um dia, quando sancionou a Lei Complementar nº 691, de sua própria autoria, que criou a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas em Mato Grosso.