MP fiscaliza Morro de Santo Antônio encontra caminhões retirando Pedras para construção do “Parque Novo Mato Grosso”. – Jornal Advogado – Em Mato Grosso

Na manhã desta sexta-feira (21), uma equipe do Ministério Público de Mato Grosso fez uma inspeção no Monumento Natural do Morro de Santo Antônio e encontrou cinco caminhões e um trator, identificados como pertencentes à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), retirando pedras do local para a construção do “Parque Novo Mato Grosso”.
“Ao longo das vistorias realizadas em janeiro, o Morro de Santo Antônio foi interditado. Neste momento, as únicas atividades autorizadas são aquelas voltadas para a contenção de processos erosivos; a extração de pedras e cascalho para outras obras não é permitida”, destacou Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, promotora da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá.
A promotora enfatizou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) não está respeitando os compromissos estabelecidos com o Ministério Público. Em vez de suspender as obras e implementar medidas de contenção, a Sinfra-MT está promovendo a extração de minério na área, o que revela um descaso não apenas com a instituição, mas também com o Morro de Santo Antônio, classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral e Patrimônio Histórico do Estado.
Além disso, a promotora ressaltou que serão necessárias ações corretivas para lidar com a situação.
Redação JA/ Foto: divulgação