Não parece que Lula ache que há um problema fiscal, diz Figueiredo à CNN

Não parece que Lula ache que há um problema fiscal, diz Figueiredo à CNN

Ex-diretor do Banco Central (BC) e presidente do Conselho de Administração da JiveMauá, Luiz Fernando Figueiredo acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indica não acreditar na necessidade de um ajuste fiscal robusto para reancorar as expectativas do mercado financeiro em torno dos rumos econômicos do país.

“O problema é que o governo precisa entender que ele precisa fazer o ajuste — e não parece entender”, afirmou Figueiredo ao CNN Entrevistas. “Até a narrativa do Lula é muito ruim nessa direção. Não parece que ele acha que tem um problema.”

“Ele precisa [fazer], porque fora o governo, 99,9% da sociedade acha que a gente tem um problema a ser resolvido. O restante, que acha que não, é o próprio governo”, ironiza ao apresentador do CNN Money Gabriel Monteiro e ao analista da CNN Victor Irajá.

Sobre o pacote de contenção fiscal anunciado em novembro, que provocou uma reação adversa do mercado, Figueiredo afirma que o Congresso Nacional está afeito a debruçar-se sobre uma agenda de revisão dos gastos.

“O governo demorou pelo menos um mês a mais do que se imaginava para anunciar o pacote, né? Aí foi aquele desastre”, pontuou o ex-BC.

“Não vamos fazer juízo de valor de como foi, mas ele anunciou. Em quanto tempo o Congresso aprovou as medidas? Uma semana, inclusive com uma emenda. Será que o Congresso está mesmo contra o governo fazer um ajuste?”, afirma Figueiredo.

Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *