ONS diz que 3 dos 4 subsistemas elétricos terão volume de água acima da média em janeiro
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que a Energia Natural Afluente (ENA) ficará acima da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste em janeiro.
A ENA é o volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas, e no Sudeste/Centro-Oeste deve alcançar 107% da média. No Nordeste, a previsão é que alcance 101% e no Norte, 131%. A única exceção é o Sul, que deve ter ENA em 73% da média histórica este mês.
Com isso, o Custo Marginal de Operação (CMO), que mede o valor necessário para se produzir 1 megawatt-hora (MWh) de energia, está equalizado em todas as regiões no valor de R$ 7,57.
Brasil pode aumentar em mais de 3% o consumo de energia anual
O Brasil vai expandir a média do consumo anual de energia em 3,3%, a partir de 2025, segundo relatório que considera a demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN) até 2029.
Os dados foram apresentados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsáveis pela previsão estratégica da carga elétrica no país.
O ano de 2024 deve acabar com um aumento de 5,3% em relação a 2023, alcançando 79.899 MW médios. Esta projeção leva em consideração os dados verificados até novembro e as previsões de dezembro.
Demanda por energia aumentará 25% até 2034, diz governo