Prefeito reduz números de secretarias para pagar RGA de servidores

Prefeito reduz números de secretarias para pagar RGA de servidores

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), enviou nesta segunda-feira (20) à Câmara Municipal um conjunto de projetos de lei que incluem a redução no número de secretarias municipais e o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores. A proposta prevê a diminuição de 31,5% no total de secretarias, passando de 19 para 13, além de reajuste salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O projeto de lei referente à RGA prevê um reajuste de 4,77%, correspondente ao INPC de 2024. Caso aprovado, o aumento será aplicado já na folha salarial deste mês, beneficiando os servidores municipais com o acréscimo em seus vencimentos.

Entre os projetos enviados à Câmara, está a proposta de reestruturação da administração pública municipal. A medida inclui a fusão e reestruturação de pastas, com a criação de novas secretarias e a incorporação de departamentos a outras áreas: 

•           Criação da Secretaria Municipal de Fazenda: resultado da fusão das pastas de Finanças, Receita e Planejamento.

•           Criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária: unificando as antigas secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Pecuária.

•           Alteração da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito: renomeada para Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

•           Incorporação de órgãos à Secretaria de Governo: o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (IPPUR), o Gabinete de Apoio à Segurança Pública e o Gabinete de Comunicação Social passam a integrar a estrutura da Secretaria de Governo.

Segunda Etapa de Reformulação

A gestão anunciou que, em uma segunda fase, enviará novos projetos que reestruturam outras pastas: Educação: será integrada à Cultura, Esporte e Lazer; Administração: passará a incluir a Gestão de Pessoas e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A prefeitura também encaminhou à Câmara um estudo de impacto financeiro que detalha a economia esperada com a redução de secretarias. O objetivo, segundo a administração, é otimizar os serviços prestados à população enquanto diminui os gastos públicos.

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