Setor privado está acostumado com crises, diz Hardenberg ao CNN Money

Setor privado está acostumado com crises, diz Hardenberg ao CNN Money

O fundador da MCP Emerging Markets, Carlos von Hardenberg destacou em entrevista exclusiva ao CNN Money a resiliência do setor privado brasileiro frente às incertezas econômicas.

Hardenberg, cuja gestora é especializada em países emergentes, enfatizou a capacidade dos empreendedores nacionais em lidar com desafios e crises.

Segundo o gestor, “o Brasil é um ótimo exemplo de um país em que tínhamos resiliência”.

Ele ressaltou particularmente a atuação do Banco Central (BC), descrevendo-a como “muito forte e muito bem manejada”.

Hardenberg elogiou a postura proativa da autoridade monetária.

“O Banco Central brasileiro estava à frente da curva, eles agiram muito agressivamente para proteger a moeda e garantir que a economia permanecesse em uma base estável”.

O gestor também comentou sobre os desafios do comércio global, mencionando preocupações com as tarifas universais e a retórica dos Estados Unidos em relação ao comércio internacional. No entanto, ele destacou que o setor privado brasileiro está bem preparado para enfrentar essas adversidades.

“O setor privado no Brasil e os empreendedores privados estão acostumados com a incerteza. Eles estão acostumados a lidar com desafios e crises”, afirmou Hardenberg.

Ele acrescentou que os brasileiros estão “melhor equipados do que antes”, citando o processo de desalavancagem que ocorreu nos setores privado e público.

Comparando a situação do Brasil com outras economias, Hardenberg expressou maior preocupação com a Europa do que com o Brasil. Ele atribuiu essa confiança à estrutura mais sólida da dívida nos setores público e privado brasileiros em comparação com alguns mercados desenvolvidos.

5ª Avenida em NY deixa de ser ponto mais caro para compras; veja

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *