Stone vê alta de 2% nas vendas do varejo em janeiro

Stone vê alta de 2% nas vendas do varejo em janeiro

O varejo nacional teve alta de 1,9% nas vendas em janeiro ante o mesmo mês do ano passado e avançou 2,8% no comparativo com dezembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pela empresa de meios de pagamento Stone.

“A alta mensal é um bom sinal para o setor, ainda que o cenário macroeconômico sinalize cautela”, afirmou Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, em comunicado da companhia à imprensa.

“O crescimento do comércio varejista em janeiro pode ter sido influenciado por uma base de comparação baixa, após quedas seguidas em novembro e dezembro”, acrescentou.

A empresa levanta mensalmente dados de vendas de varejistas credenciados à sua plataforma.

Os dados foram divulgados após levantamento da rival Getnet ter apontado na semana passada que o varejo ampliado em janeiro teve alta de 2,8% nas vendas sobre um ano antes, mas com o setor de serviços mostrando queda de 4,1% na mesma comparação.

Já a Cielo, maior empresa do setor de meios de pagamentos do Brasil, divulgou na véspera que as vendas no varejo em janeiro mostraram recuo de 0,3% sobre um ano antes, descontada a inflação.

No levantamento da Stone, o comércio digital apresentou queda anual de 1,6%, enquanto o comércio físico teve alta de 1,5% sobre um ano antes.

Segundo a companhia, o segmento de combustíveis e lubrificantes teve o melhor desempenho em janeiro sobre um ano antes, com alta de 9,3%.

Na sequência, artigos farmacêuticos, teve crescimento de 3,9% nas vendas no varejo, enquanto a categoria de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve alta anual de 2,3%.

Entre os destaques de queda, móveis e eletrodomésticos tiveram retração de 6,2%, afirmou a Stone.

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *