Trump quer restringir investimentos da China nos EUA, diz Casa Branca

Trump quer restringir investimentos da China nos EUA, diz Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai assinar um memorando nesta sexta-feira (21) para que a Comissão de Investimentos Estrangeiros (CFIUS, na sigla em inglês) restrinja aportes chineses em áreas consideradas estratégicas pelos EUA. A informação foi confirmada por um oficial da Casa Branca à Reuters.

Na justificativa, o documento traz a questão da segurança nacional como fator determinante para proteger os interesses dos EUA diante das ameaças da China.

“A China está explorando nosso capital e engenhosidade para financiar e modernizar suas operações militares, de inteligência e segurança, colocando ameaças diretas à segurança dos Estados Unidos com armas de destruição em massa, guerra cibernética e muito mais”, disse o oficial.

Com esta orientação, o governo dos EUA deve estabelecer novas regras “para restringir a exploração de seu capital, tecnologia e conhecimento por adversários estrangeiros, como a China, para garantir que apenas aqueles investimentos que servem aos interesses americanos sejam permitidos”, disse o oficial.

A administração ainda deve considerar novas restrições sobre investimento externo dos EUA na China em tecnologias consideradas sensíveis, o que inclui semicondutores, inteligência artificial, quântico, biotecnologia e aeroespacial.

McDonald’s lança novo cardápio nos EUA em busca de preços mais baixos

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *