UE vai reduzir regras de sustentabilidade para empresas, aponta projeto

A Comissão Europeia planeja reduzir o número de empresas que enfrentam os requisitos de relatórios de sustentabilidade da UE, como parte de sua iniciativa para reduzir a burocracia para as empresas, mostrou um rascunho de documento visto pela Reuters.
Bruxelas planeja publicar na próxima semana uma proposta “omnibus” para simplificar as regras verdes para empresas, com o objetivo de tornar as indústrias locais mais competitivas e responder à promessa do presidente dos EUA, Donald Trump, de eliminar regulamentações.
A União Europeia também está enfrentando pedidos concorrentes de países-membros, incluindo Alemanha e França, exigindo que as regras de relatórios verdes sejam enfraquecidas — e outros, incluindo a Espanha, que argumentam que as regras são essenciais para defender os valores da UE em relação ao meio ambiente e aos direitos humanos.
Um rascunho parcial das próximas propostas, visto pela Reuters no sábado, mostrou que a Comissão está planejando mudanças na diretiva de relatórios de sustentabilidade corporativa da UE, que exige que as empresas divulguem informações sobre sua sustentabilidade ambiental e social.
De acordo com o rascunho da proposta, que ainda pode mudar antes de ser publicada, apenas empresas com mais de 1.000 funcionários e um faturamento líquido superior a 450 milhões de euros (US$ 471 milhões) estariam sujeitas às obrigações das regras.
Atualmente, as regras se aplicam a empresas com mais de 250 funcionários e um faturamento de 40 milhões de euros.
A UE também cancelaria seus planos de adotar padrões de relatórios específicos do setor até junho do ano que vem, disse o rascunho.
O documento também detalhou planos para adiar a lei de “due diligence” da UE — conhecida como CSDDD — que visa garantir que as empresas encontrem e corrijam problemas de direitos humanos e ambientais em suas cadeias de suprimentos, impondo requisitos de “due diligence” a grandes empresas.
O rascunho da proposta exigiria que as empresas realizassem somente avaliações detalhadas de seus parceiros comerciais diretos e subsidiárias, deixando de fora outros subcontratados e fornecedores em suas cadeias de suprimentos.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online