Bruno Mezenga decide no fim, Água Santa vence o Palmeiras e se aproxima do título histórico do Paulistão

Foi com emoção, mas o Água Santa deu um importante passo para ter um final feliz em sua épica jornada no Paulistão 2023. A equipe de Diadema aproveitou os vacilos defensivos do Palmeiras e venceu o primeiro jogo da final do estadual por 2 a 1. Bruno Mezenga marcou os gols do Netuno, e Endrick anotou o gol palmeirense na Arena Barueri. O segundo gol de Mezenga veio aos 48 minutos do segundo tempo.
Antes da grande decisão, marcada para o próximo domingo (9), no Allianz Parque, o Verdão viajará para La Paz, onde enfrentará o Bolivar-BOL, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. Já o Netuno não terá compromissos na semana, com foco total para o jogo de volta.

VERDÃO EMPILHA CHANCES PERDIDAS

Como esperado, o Palmeiras dominou as ações no primeiro tempo, levando mais perigo quando conseguiu acionar Dudu e Breno Lopes pelos lados do campo. O Verdão teve três grandes chances nos primeiros 20 minutos, mas parou no goleiro Ygor Vinhas, que fez grandes defesas em chutes de Gabriel Menino e Breno Lopes. O camisa 7 palmeirense também quase abriu o placar de longa distância, mas a bola passou ao lado da trave.
Já o Água Santa se defendia com dois blocos baixos, mas pecava principalmente na saída de bola. A equipe de Diadema incomodou o Verdão em alguns momentos da primeira etapa e quase abriu o placar aos 42 minutos. Zé Rafael foi desarmado por Lucas Tocantins, que conduziu a bola por quase todo o campo. Ele optou por não passar para Bruno Mezenga e viu Marcos Rocha dividir a bola no momento do seu chute.

Porém, na cobrança de escanteio, Mezenga subiu mais do que a defesa palmeirense e abriu o placar para o Netuno.

ABEL CHAMA, E ENDRICK MUDA O JOGO

O Verdão voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Vanderlan e Endrick entraram nas vagas de Piquerez e Breno Lopes, respectivamente. Com sete minutos em campo, a joia palmeirense recolocou o Palmeiras na partida. Veiga cobrou escanteio na primeira trave, Zé Rafael desviou e a bola se ofereceu para Endrick, livre na pequena área, que empurrou para o gol vazio, marcando pela primeira vez no ano.

No decorrer do segundo tempo, o Palmeiras não conseguiu manter o mesmo ímpeto ofensivo, e o Água Santa quase teve três grandes chances para retomar a vantagem. Lucas Tocantins não aproveitou erro na saída de Weverton e chutou para fora. Na sequência, Mezenga parou no goleiro palmeirense, e Bruno Xavier carimbou a trave.

Aos 48 minutos da etapa final, Patrick Allan aproveitou o erro de Marcos Rocha, recuperou a bola e dá ótimo passe para Bruno Mezenga, que deu um tapa na saída de Weverton para colocar o Água Santa em vantagem nos acréscimos.

+ Veja tabela e como ficou o grupo do Verdão na Libertadores

FICHA TÉCNICA – ÁGUA SANTA 2 x 1 PALMEIRAS
CAMPEONATO PAULISTA – FINAL – IDA
Local:
 Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data e hora: 2/4/2023, às 16h (de Brasília)
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Inês Back e Alex Ang Ribeiro
VAR: José Cláudio Rocha Filho
Público/renda: 22.896 / R$ 2.180.550,00
Cartões amarelos: Marcondes, Didi, Igor Henrique e Bruno Mezenga (Água Santa); Gabriel Menino (Palmeiras)
Cartões vermelhos: –
Gols: Bruno Mezenga (44’/1ºT) (1-0); Endrick (7’/2ºT) (1-1) e Bruno Mezenga (48’/2ºT)

ÁGUA SANTA

Ygor Vinhas; Reginaldo, Didi, Marcondes e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho (Kady, 28/2ºT), Igor Henrique (Cristiano, 43/2ºT) e Luan Dias (Patrick Allan, 45/2ºT); Lucas Tocantins, Júnior Todinho (Bruno Xavier, 8/2ºT) e Bruno Mezenga. Técnico: Thiago Carpini. (Cristiano, 43/2ºT)

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan, após o intervalo); Zé Rafael (Jaílson, 45/2ºT), Gabriel Menino (Fabinho, 24/2ºT) e Raphael Veiga; Dudu (Giovane, 24/2ºT), Breno Lopes (Endrick, após o intervalo) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Da Redação

Matheus Augusto