Ações na Ásia fecham em alta, com repercussão de corte de juros pelo Fed

Ações na Ásia fecham em alta, com repercussão de corte de juros pelo Fed

As bolsas da Ásia fecharam em alta hoje, após o Federal Reserve (Fed) abrir o ciclo de relaxamento monetário com um corte de meio ponto porcentual nos juros.

O presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, buscou conter os ânimos ao avisar que as decisões ainda dependem da evolução dos dados. Mesmo assim, o mercado amplia a expectativa por mais 75 pontos-base em corte acumulado da taxa básica até o final do ano, conforme sugere a plataforma de monitoramento do CME Group.

Assim, na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou o pregão com ganho de 2,13%, a 37.155,33 pontos. O enfraquecimento do iene nas horas seguintes ao anúncio do Fed beneficiou ações de grandes exportadores. Toyota saltou 5,05% e Fujikura ganhou 6,36%.

Na Coreia do Sul, Seul voltou de feriado com valorização mais tímida, de 0,21%, a 2.580,80 pontos. Em Taiwan, o Taiex avançou 1,68%, a 22.042,69 pontos.

Analistas do Nomura acreditam que a maior parte dos bancos centrais asiáticos deve seguir o Fed e afrouxar a política monetária. Para o banco, os mercados acionários (exceto Japão) têm perspectiva de alta limitada, mas podem ter desempenho positivo se os dados confirmarem o cenário de pouso suave – o controle da inflação sem um dano significativo à atividade.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,69%, a 2.736,02 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto ganhou 1,58%, a 1.497,00 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng computou incremento de 2,02%, a 18.016,73 pontos. As atenções agora se voltam para a definição de juros de Banco do Povo da China (PBoC) e Banco do Japão (BoJ), ambos nesta sexta-feira (horário local).

Na Oceania, o australiano S&P/ASX 200 se elevou 0,61% em Seul, a 8.191,90 pontos, em novo recorde histórico.

Matheus Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *