
Lyle Foster, Demirovic e taremi são destaques de suas seleções para Copa do Mundo
Com início da Copa do Mundo de 2026 cada vez mais próximo, a ficha começa a cair para todas as seleções que asseguraram um lugar nela. Dentre as que ainda anunciam suas convocações e outras que já começaram suas preparações, três delas fazem testes que podem indicar em que pé estão, nesta sexta-feira (29).
Todos esses times que representam seus países na edição do Mundial que vem por aí, e entram a campo nesta tarde, estão bem distantes de serem considerados postulantes ao título. Os objetivos de África do Sul, Bósnia-Herzgovina e Irã é fazer bonito. E os resultados positivos nos amistosos que antecedem ao torneio pode ser essencial para elevar a confiança deles.
A Superbet já tem odds para essas partidas.
Os amistosos desta sexta-feira (29)
É bem verdade que os próximos compromissos dos três não são para adversários muito complicados. Não é por acaso que nenhum deles conseguiu se classificar para principal competição de seleções do planeta. Sendo assim, qualquer desfecho fora a vitória pode ser um mal sinal a menos de três semanas da estreia.
África do Sul x Nicarágua
De volta à Copa do Mundo após 16 anos, tendo disputado sua última como país sede, a seleção sul-africana entrará em campo no primeiro jogo da próxima edição — contra o México. E apenas um desafio a separa dele, diante de Nicarágua, às 13h (de Brasília), na Orlando Amstel Arena, em Joanesburgo (capital do país).
Ainda que tenha conseguido assegurar a vaga, encerrando um longo jejum, a equipe de Hugo Broos teve partipações negativas em todos os outros torneios africanos o ciclo. E o retrospecto neste ano, até aqui, é preocupante. Até porque não venceu nenhum dos três desafios que disputou: foram duas derrotas e um empate, no período.
Nicarágua, do outro lado, esteve bem longe de conseguir algo nas Eliminatórias da Concacaf. Afinal, terminaram na lanterna do Grupo C. O aproveitamento de apenas 16,6% nas seis partidas (1V – 1E – 4D) escancara o nível que se encontra — atualmente.
Bósnia x Macedônia do Norte
A seleção de Bósnia participou do primeiro Mundial da sua hitória, somente em 2014. E após ficar de fora por duas edições, retorna para escrever mais um capítulo na competição. Ela fará dois amistosos, antes da estreia contra a anfitriã Canadá. E o primeiro será contra Macedônia do Norte, às 15h30 (de Brasília), estádio Asim Ferhatović Hase.
Os comandados por Sergej Barbarez sempre de deparam com a difícil missão de se criar dentro do continente mais competitivo. Não à toa, sequer se classificaram à Eurocopa. Mas a campanha nas Eliminatórias foi muito positiva: conseguiu ir para repescagem, e nela, eliminou a tetracampeã do Mundo Itália, para colocar seu país em absoluta festa.
O ciclo da Macedônia por ser considerado bom, dentro das expectativas. Isso porque conseguiu o acesso para Liga das Nações B. No entanto, poderia ter um desfecho melhor. Ela chegou a avançar aos playoffs para Copa. O problema é que foi massacrada pela Dinamarca na sua disputa, em goleada sofrida por 4 a 0.
Irã x Gâmbia
Até 2006, o Irã só tinha disputado três Copas. Desde a edição de 2014, entretanto, esteve presente em todas. Essa tem um gostinho diferente, em meio à tensão vivida pela guerra. Por isso, a estreia contra Nova Zelândia deve ser um raro ar de felicidade para sua popução. Antes, terá dois amistosos. O primeiro será contra Gâmbia, às 10h (de Brasília), no estádio Mardan Stadium.
O ciclo da equipe de Amir Ghalenoe é bem positivo. Até porque conquistou título da Cafa Nations Cup (2023), além de ter sido líder dos seus grupos na 1ª e 2ª fase das Eliminatórias Asiáticas. E os dois amistosos disputados, neste ano, tiveram desfechos opostos: perdeu por 2 a 1 para Nigéria, e goleou a Costa Rica por 5 a 0.
Apesar de ter ido mal em todas os outros torneios continentais que disputou, nos últimos quatro anos, a participação de Gabão nas Eliminatórias foi boa. Teve a quinta melhor campanha geral, mas caiu no grupo da Costa do Marfim — que teve a segunda. Na repescagem, acabou sendo eliminado pela Nigéria, na derrota por 4 a 1.

