ALMT presta homenagem a 20 pessoas por serviços humanitários

ALMT presta homenagem a 20 pessoas por serviços humanitários

Foto: EDSON RODRIGUES / Assessoria de Gabinete

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por intermédio do deputado Júlio Campos (União Brasil), entregou, na manhã desta segunda-feira (10), 20 moções de aplausos em homenagens a bombeiros militares, policiais militares e civis pelo serviço humanitário no socorro a pessoas e animais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (CIOPAER) e tenente-coronel da Polícia Militar, Ernesto Xavier de Lima Júnior, disse que o estado enviou cinco servidores, um helicóptero e matérias necessários a realizações das ações nos locais de salvamentos. Nesse primeiro momento, segundo ele, o estado enviou mais três servidores para dar apoio terrestre, auxiliando no deslocamento de aeronaves e nos alojamentos das regiões afetadas pela enchente.

“Foram mais de vinte dias intensos de buscas e resgates a pessoas e animais. Além disso, auxiliamos na entrega de alimentos e medicações à população isolada. Os servidores enviados e que operaram no Rio Grande do Sul tinham o maior grau de experiência na base. Para lá, foram enviados comandantes e tripulantes experientes que têm expertise em resgate em situações de áreas alagadas”, explicou Lima Júnior.

O capitão do Corpo de Bombeiros e 2º piloto do CIOPAER-MT, Lucas Moraes Callegario, que participou das ações, afirmou que a tripulação era composta por oito pessoas (policiais militares e civis). Lá, cumpriram diversos desafios ao enfrentar uma região devastada pelas águas.

“A ajuda não aconteceu somente em Porto Alegre, mas também na grande Porto Alegre, que tinha regiões montanhosas e, por causa das condições meteorológicas, as ações foram complicadas. Fizemos o resgate de mais de quarenta pessoas. A tripulação fez o transporte de médicos e socorristas para os locais afastados e isolados”, explicou Callegario.

Quando houve a melhora na estrutura das rodovias e a volta do tráfego de carros e caminhões, de acordo com Callegario, o trabalho da CIOPAER ficou centrado no apoio emergencial para o transporte de remédios e de alimentos. “As pessoas estavam sem casas e alojadas em abrigos, nesse ínterim o suporte foi para preparar e levar os alimentos quentes a elas. Se a alimentação fosse transportada por carro, levaria seis horas e com a aeronave fazíamos em vinte minutos”, disse.

O major Bombeiro Militar, Anderson Rodrigo da Silva, lotado no 2º Batalhão de Várzea Grande, afirmou que a missão foi “operada em ambiente hostil, mas conseguimos lograr êxito pelo empenho em ações (sociais e civis) que são desenvolvidas pelos nossos policiais militares e bombeiros, na busca e resgate de pessoas soterradas e também na busca e atendimento de cães perdidos”, explicou Silva.

A 3º sargento Bombeiro Militar, Dayane Rocha Ribeiro, responsável pela cadela Maya, ambas da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Sorriso, afirmou que as homenagens trazem sentimento de gratidão e reconhecimento do serviço prestado pela corporação à população gaúcha.

“O trabalho da Maya foi primordial. Lá, o foco inicial era o salvamento das vítimas que necessitam do socorro através de barco e helicóptero, mas depois entramos com a busca das pessoas desaparecidas e soterradas. O cão tem o faro e o poder de encontrar o odor humano. Quando as pessoas estão soterradas, é o cão que indica o local onde essas pessoas estão. Maya conseguiu localizar dois corpos, de uma família que estava soterrada”, disse Ribeiro.

A sargento Dayane Ribeiro afirmou que na primeira missão a Porto Alegre foram enviados duas cadelas: Maya (lotada na 10ª CBM de Sorriso) e Bella (lotada na CBM de Várzea Grande). Hoje, segundo Dayane, existem em Mato Grosso mais de vinte cães certificados. “Somos o estado que mais tem cães certificados no Brasil. É um trabalho muito bem feito pelos Bombeiros Militares. Cada unidade regional tem um cão trabalhando”, disse Ribeiro.

O deputado Júlio Campos afirmou que as moções de aplausos são justas e oportunas para a força de segurança de Mato Grosso que passou mais de vinte dias ajudando o Rio Grande do Sul no resgate às pessoas atingidas pelas enchentes.

“As homenagens são uma gratidão do nosso Estado e da Assembleia Legislativa aos bravos componentes do CIOPAER, Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar pela atuação em favor da vida dos irmãos gaúchos. Esse trabalho coaduna com a mão estendida do governo e do povo mato-grossense aos irmãos gaúchos”, disse Campos.

Homenageados do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso – CIOPAER/MT:

Coordenador do CIOPAER, Ernesto Xavier de Lima Júnior – Tenente Coronel da Polícia Militar.

Piloto Comandante do CIOPAER, Ênio Teixeira da Silva – Tenente Coronel da Polícia Militar.

2º piloto do CIOPAER, Lucas Moraes Callegario – Capitão do Corpo de Bombeiros

Operador Aerotático do CIOPAER, Jefferson dos Santos Neto – Sargento do Corpo de Bombeiros.

Operador Aerotático do CIOPAER, Hildebrando Ribeiro de Amorim – Sargento da Polícia Militar.

Operador Aerotático do CIOPAER, Jair Ramos e Silva – Sargento da Polícia Militar.

Operador Aerotático do CIOPAER, Honey Alves de Oliveira – Sargento da Polícia Militar.

Operador Aerotático do CIOPAER, Gilvan Nunes de Faria – Cabo da Polícia Militar.

Mecânico Aeronáutico, Jhonny Wanderson Sena Lima – Policial Civil.

Homenageados do Corpo de Bombeiros:

Major Bombeiro Militar, Anderson Rodrigo da Silva, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

1º Sargento Bombeiro Militar, Rogério Perdigão Júnior, lotado no 1º Batalhão Bombeiro Militar em Cuiabá.

2º Sargento Bombeiro Militar, Edson de Oliveira Sá, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

Soldado Bombeiro Militar, Ademar Alves Vilarindo Filho, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

Soldado Bombeiro Militar, Camila de Souza Trevisol, lotada no 1º Batalhão Bombeiro Militar em Cuiabá.

Soldado Bombeiro Militar, Jeferson Correa de Almeida, lotado no 1º Batalhão Bombeiro Militar em Cuiabá.

Soldado Bombeiro Militar, Jonivan Luis de Arruda, lotado no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.

Soldado Bombeiro Militar, Pedro Henrique Santana dos Santos, lotado na 1ª Companhia Independente de Bombeiro em Barra do Garças.

Soldado Bombeiro Militar, Tiago Silva Carvalho, lotado na 1ª Companhia Independente de Bombeiro em Barra do Garças.

Binômio 3º Sargento Bombeiro Militar, Dayane Rocha Ribeiro e Cadela Maya, ambas lotadas na 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar em Sorriso.

Binômio Soldado Bombeiro Militar, Francisco Jorge dos Santos e Cadela Bella, ambos lotados no 2º Batalhão Bombeiro Militar em Várzea Grande.


Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *