ALMT reconhece o trabalho de pilotos para o desenvolvimento do estado

ALMT reconhece o trabalho de pilotos para o desenvolvimento do estado

Em busca de homenagear pilotos da aviação mato-grossense que contribuíram para o desenvolvimento do estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma sessão especial para entrega de moção de aplausos na tarde desta quarta-feira (22). Na oportunidade, também foi entregue título de cidadania para o médico José Monteiro Sabino, um dos fundadores do Hospital de Câncer de Mato Grosso.

As honrarias foram requeridas pela deputada Janaina Riva (MDB) como forma de reconhecer o trabalho daqueles que voaram por Mato Grosso numa época em que não havia infraestrutura adequada e até as pistas eram improvisadas. “São comandantes que construíram sua trajetória em Mato Grosso e que tiveram grande relevância para a política e para história mato-grossense e para o desenvolvimento econômico e social”, destacou a deputada.

Para o piloto Mauro Pereira da Silva, que soma mais de 45 anos de aviação, a homenagem em vida é motivo de alegria orgulho, sobretudo pelos desafios superados durante os anos de voo. “Somos de uma época que não tinha ar condicionado e nem radar. Colocávamos o mapa no colo e saíamos voando. Eram políticos, empresários, para chegar a lugares onde não tinha nem estrada. Estou muito feliz, vou enquadrar esta moção para mostrar para o meu neto”.

Além de Mauro, outros 13 comandantes receberam moção de aplausos durante a cerimônia realizada no Colégio de Líderes. Na mesma ocasião, o médico-cirurgião José Sabino recebeu o título de cidadão mato-grossense pelos trabalhos realizados em prol da população, sobretudo aos pacientes oncológicos.

Dr. José Sabino foi um dos responsáveis pela fundação do Hospital de Câncer, em Cuiabá, hoje uma referência no atendimento e tratamento oncológico na região Centro-Oeste e Norte do país. “Nós apresentamos o projeto do hospital, na época, para a primeira-dama do país, Marli Sarney, que conseguiu os recursos necessários para iniciar a construção do Hospital de Câncer de Mato Grosso, que atende em Cuiabá e também percorre todo o estado com a unidade móvel”.

Janaina Riva destacou a importância que o HCanMT tinha e ainda tem para o tratamento da população, inclusive com a ala pediátrica que foi aberta com recursos da ALMT. “Quando a gente fala em Hospital de Câncer, falamos do Dr. Sabino. Ele ainda não tinha o título de cidadão mato-grossense e foi uma honra para mim fazer essa entrega depois de um trabalho que foi e é referência no tratamento de pacientes do estado e até de outros estados”.

Confira os homenageados

José Sabino Monteiro de Filho – Título de Cidadão Mato-Grossense

Moção de Aplausos

Gilmar Rodrigues de Brito

Amando Moacir Spinelli

Eduardo José de Oliveira

Euclides Campos Duarte

Hélio Vicente

José Lopes Soler

Manoel Nunes Rondon Neto

Marco Aurélio Orlandi

Mauro Pereira da Silva

Odair Luiz Zullan

Orlando de Moura Apotia

Py Monteiro

Rubio Faro Dorileo

Valil Pinto de Oliveira

Waldir Garcia Gomes


Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *