
Enzo Fernández e Messi comemoram gol de empate da Argentina
Foi com muito drama, mais uma vez. Mas a Argentina conseguiu avançar para final da Copa do Mundo. Com uma virada espetacular e superou a Inglaterra por 2 a 1, na quarta-feira (16), no Mercedes-Benz Stadium, para chegar mais perto do sonho do bicampeonato consecutivo.
Os Hermanos saiem enormes dessa classificação. E precisam dessa confiança para a grande decisão. Até porque terá uma parada duríssima nela: enfrenta a Espanha, no próximo domingo (19), às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium.
Muita falta e pouco futebol
Apesar da rivalidade histórica, jogadores das duas seleções rechaçaram qualquer possibilidade de confusão — nos dias que antecederam o duelo. No entanto, o que se viu na primeira etapa foram duas seleções que se preocuparam mais em bater. E não jogar futebol.
Os números da etapa inicial escancaram a apresentação decepcionante, de ambos os lados: a seleção argentina fez 12 faltas e finalizou duas vezes, enquanto a inglesa cometeu sete infrações e chutou em apenas uma oportunidade. E ninguém teve uma chance clara.
Inglaterra leva melhor na eficiência
Os argentinos voltaram do intervalo com uma postura mais agressiva. Não à toa, estiveram perto de marcar em duas ocasiões com Julián Álvarez — no começo do segundo tempo. Mas a falta de eficiência cobrou seu preço, pouco tempo depois.
Os ingleses conseguiram aproveitar a primeira grande chance, para abrir o placar aos nove minutos: Kane deu lançamento longo, Tagliafico rebateu, e a bola sobrou com Declan Rice. O volante tocou em Morgan Rogers na direita, que cruzou para Gordon completar no segundo pau.
Argentina marca duas vezes no fim
Após ficar em vantagem no marcador, a equipe de Tomas Tuchel passou em se preocupar apenas em segurá-la. E se viu empurrada para seu campo de defesa. A cada oportunidade perdida, a de Lionel Scaloni parecia mais próxima de chegar ao empate. E foi recompensada no fim.
Messi apareceu com duas assistências, bem distintas, para contribuir diretamente na virada. Aos 40, tocou para Enzo Fernández acertar um lindo chute na entrada da área. E aos 46, levou a bola pra linha de fundo e — de direita — colocou a bola na cabeça de Lautaro Martínez.
