Athletico-PR vence Botafogo fora de casa e entra na briga pelo título

Esportes


Com noite iluminada de Kevin Viveros, o Athletico-PR venceu o Botafogo por 3 a 2, no Estádio Nilton Santos, em partida que encerrou a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O atacante colombiano chegou a 16 gols na competição e assumiu a liderança isolada da artilharia, ultrapassando Pedro, do Flamengo, que tem 15.

Viveros fez dois dos três gols da vitória athleticana no Rio de Janeiro. Antes, João Cruz abriu o placar para os visitantes, que chegaram a uma vantagem de 2 a 0 com apenas 12 minutos de jogo, aproveitando uma sequência de vacilos da defesa botafoguense. O Alvinegro só conseguiu reagir no fim, com dois gols de Santi Rodríguez.

Torcedores protestaram contra a má fase do Botafogo, que vem de eliminação na Copa Sul-Americana e não definiu um novo técnico. Gritos de “time sem vergonha” ecoaram logo após o terceiro gol do Athletico. A insatisfação, no entanto, logo deu lugar à empolgação nas arquibancadas, diante da tentativa de buscar um empate milagroso.

Com o resultado, o Athletico chega a 44 pontos e encosta no vice-líder Flamengo, que tem 45, com um jogo a menos. Na próxima rodada, no domingo (30), o time paranaense enfrenta o Fluminense, na Arena da Baixada.

Já o Botafogo é o 11º colocado, com 30 pontos, e não vence há três jogos na competição. O compromisso da próxima rodada é um clássico contra o Flamengo, no Maracanã, também no domingo (30).

Como foi o jogo?

O Botafogo tomou a iniciativa e criou a primeira chance de perigo. Aos quatro minutos, Alex Telles saiu da esquerda, deu ótima arrancada pelo meio, tabelou com Edenílson e arriscou finalização com o pé direito, da entrada da área. A bola passou pertinho da trave esquerda.

O Athletico-PR aproveitou um grande vacilo na defesa e abriu o placar. Aos dez minutos, Jadson desarmou Cristian Medina próximo à área botafoguense, e Kevin Viveros avançou em direção ao gol. Medina se recuperou no lance, mas a bola sobrou de novo com Jadson, que chutou para boa defesa de Gabriel Batista. No rebote, João Cruz, de cabeça, empurrou para o gol aberto: 0 a 1!.

Dois minutos depois, um novo vacilo deixou o Botafogo em péssima situação. Em saída de bola arriscada, Kauan Toledo recebeu de costas para a marcação e tomou o bote de Dantas. A bola foi parar nos pés de Viveros, em posição legal, na meia-lua. O colombiano tocou na saída de Gabriel Batista e marcou seu 15º gol no Brasileirão: 0 a 2!.

Com a vantagem no placar, o Furacão recuou e deu espaço para o Alvinegro. Aos 20 minutos, Danilo Pereira fez o pivô na entrada da área e ajeitou para Kauan Toledo na esquerda. O camisa 59 trouxe para o pé direito e chutou para boa defesa de Santos. Depois, aos 25, foi a vez de Edenílson acertar a trave athleticana, em boa jogada após arremesso de lateral longo. Na sobra, Santos agarrou.

Santos e a trave interromperam a reação do Botafogo após o intervalo. Aos oito minutos do segundo tempo, Danilo Pereira dominou na entrada da área, girou e chutou com o pé direito, contando com um desvio traiçoeiro no meio do caminho.

O goleiro do Athletico-PR, porém, reagiu a tempo e espalmou para escanteio: que defesa! Depois, aos 30, Álvaro Montoro avançou com liberdade e emendou uma finalização rasteira de fora da área, mas a bola explodiu na trave direita.

Viveros não perdoou e fez o seu segundo no Nilton Santos.

Santi Rodríguez marcou dois gols no fim e comandou a reação botafoguense.

* Com informações da folhapress



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *