
Famosa rua de São José dos Campos decorada para a Copa
A prefeitura de São José dos Campos publicou nesta quarta-feira (13), novas normas e estabeleceu critérios práticos para a pintura de vias públicas da cidade. A Instrução Normativa nº 01/SEMOB/2026 garante que a tradição de decorar a rua durante Copas do Mundo aconteça de forma segura e legal. A medida esclarece quais tipos de vias podem ser pintadas e procedimentos que devem ser respeitados durante o processo de decoração.
De acordo com a publicação, será permitido pintar apenas ruas de bairro, sem semáforos e destinadas apenas ao acesso de moradores. Também será necessário solicitar previamente a autorização, por meio de um pedido feito oficialmente pelo Prefbook ou nos Protocolos Administrativos da Prefeitura.
O que deve ser feito
A prefeitura solicita que algumas regras sejam respeitadas:
- O uso de tintas laváveis é recomendado para facilitar a remoção após o fim do torneio.
- É necessário identificar os responsáveis pela solicitação e o trecho exato da rua que será pintado.
- Apenas ruas de bairro sem semáforos e destinadas ao acesso de moradores podem ser pintadas.
- A autorização deve ser solicitada previamente para a Prefeitura.
O que está proibido
Algumas ações devem ser evitadas:
- É proibido cobrir ou descaracterizar qualquer sinalização já existente no asfalto, como faixas de pedestres, setas e outras marcações de trânsito.
- Decorar sem o aval da prefeitura da Secretaria de Mobilidade Urbana é passível de multas e penalidades legais, portanto tudo deve ser consultado previamente.
- Pinturas de ruas que impactem diretamente o trânsito geral da cidade não serão autorizadas.
Como fazer sua solicitação
Os moradores que desejam requerer uma autorização, devem acessar o portal Prefbook ou ir até um posto de Protocolo Administrativo, e informar o nome do requerente e o endereço completo da via pretendida. Depois disso, aguarde a análise técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana antes de iniciar qualquer processo de decoração.
É importante ressaltar, que fiscalizações serão efetuadas ativamente, para garantir que as normas estão sendo respeitadas, e o autor de qualquer pintura irregular, está sujeito a sanções legais.
Famosa rua de São José dos Campos está pronta para a Copa
Faltam pouco mais de um mês para a Copa do Mundo de 2026, e a Rua 6, no bairro Novo Horizonte, em São José dos Campos, já antecipou a festa. Moradores de todas as idades pegaram pincéis e tintas para colorir o asfalto com bandeiras e referências ao futebol, repetindo uma tradição que ganhou força em 1970, após a conquista do tricampeonato, e segue viva em bairros de todo o Brasil a cada Mundial. Desta vez, antes de começar os trabalhos, os artistas se certificaram de que cumpriam todas as novas regeras exigidas pela prefeitura.

