Escalação do Brasil contra Japão pode quebrar padrão de Ancelotti

Esportes


Escalação do Brasil contra Japão pode quebrar padrão de Ancelotti
Rafael Ribeiro/CBF

Escalação do Brasil contra Japão pode quebrar padrão de Ancelotti

A Seleção Brasileira encerrou no último domingo (28) a sua preparação para o jogo contra o Japão, marcado para as 14h (de Brasília) desta segunda-feira. O duelo diante da equipe asiática no NRG Stadium, em Houston, pela fase de 16 avos, representa a primeira decisão do Brasil em um confronto eliminatório deste Mundial, rumo ao tão sonhado Hexa. 

Na última sessão conduzida por Carlo Ancelotti antes de a Seleção encarar os japoneses, todos os jogadores convocados estiveram à disposição do italiano, com exceção de Raphinha, que segue em tratamento de uma lesão na coxa direita, sofrida na vitória contra o Haiti ainda pela segunda rodada da fase de grupos da Copa. 

Mesma escalação? 

Após os treinamentos de domingo, a sensação de que Ancelotti repetirá a escalação, pela primeira vez desde que assumiu a Seleção há pouco mais de um ano, ficou ainda mais forte.

Embora o técnico italiano tenha despistado os  questionamentos da imprensa acerca dos 11 iniciais durante a coletiva concedida na véspera do jogo, o Brasil deve ir a campo com o mesmo time que venceu a Escócia, sendo representado por:  Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vinícius Jr.

Retrospecto entre Brasil x Japão

A única derrota do Brasil para o Japão aconteceu justamente na última vez em que as duas equipes se encontraram. Assim que assumiu a Seleção Brasileira no ano passado, o técnico Carlo Ancelotti, junto à CBF, definiu que, na preparação, seria necessário enfrentar seleções de todos os continentes nas janelas de amistosos disponíveis nas datas FIFA até a Copa do Mundo.

Brasil x Japão, em outubro de 2025
Rafael Ribeiro/CBF

Brasil x Japão, em outubro de 2025

Na vez do enfrentamento contra seleções asiáticas, o Brasil primeiro goleou a Coréia do Sul por 5 a 0 e, quatro dias depois, em 14 de outubro de 2025, de virada, perdeu para o Japão por 3 a 2.

No primeiro tempo daquele jogo, a seleção brasileira abriu 2 a 0, mas, no segundo tempo, com uma sequência de falhas individuais da defesa, acabou sofrendo os três gols da virada.

Apesar de a última lembrança não ser positiva, no histórico, Brasil e Japão já se enfrentaram 14 vezes, entre jogos oficiais e amistosos. Destes, em 11 a seleção canarinho saiu de campo com a vitória.

O empate aconteceu em duas oportunidades e, fechando a conta, a única vitória do Japão já citada.

Seleções já se encontraram em Copa do Mundo

Destes 14 jogos, um deles aconteceu no estádio de Dortmund, na Alemanha, na rodada que fechou a fase de grupos da Copa do Mundo de 2006, e a Seleção Brasileira venceu o Japão, à época treinado por Zico, por 4 a 1.

Na ocasião, aquele estrelado time do Brasil até saiu perdendo, com os japoneses abrindo o placar aos 34 minutos da primeira etapa. Foi só no segundo tempo que Ronaldo, duas vezes, Juninho Pernambucano e Gilberto construíram a goleada que deu ao time comandado por C arlos Alberto Parreira os 100% de aproveitamento na primeira fase.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *