Estaleiro que construiu Titanic não consegue financiamento e declara insolvência

Estaleiro que construiu Titanic não consegue financiamento e declara insolvência

Harland & Wolff, a empresa de 163 anos que construiu o Titanic, declarou-se insolvente após não conseguir financiamento para continuar operando.

A deficitária construtora naval do Reino Unido disse, nessa segunda-feira, que provavelmente iniciaria procedimentos de administração nos próximos dias. A administração fornece uma maneira para as empresas no Reino Unido se reestruturarem quando não conseguem pagar suas dívidas, em vez de serem liquidadas imediatamente.

Em um comunicado, a Harland & Wolff disse que seu pedido de uma “auxílio” de £ 200 milhões (US$ 264 milhões) do UK Export Finance, um departamento do governo, foi rejeitado, deixando-a “em uma posição financeira difícil”.

A empresa disse que seus funcionários já foram informados sobre cortes de empregos em “operações não essenciais” e na holding.

As “operações principais” do grupo — incluindo seu estaleiro em Belfast, que construiu o Titanic e agora está ajudando a construir três navios de guerra para o governo do Reino Unido — não serão afetadas pelos procedimentos administrativos e continuarão a operar normalmente, acrescentou.

A empresa disse que estava explorando a venda dessas operações enquanto continuava buscando novos financiamentos.

“O grupo enfrenta um momento muito desafiador, dada a sobrecarga de perdas históricas significativas e sua falha em garantir financiamento de longo prazo”, disse o diretor executivo interino Russell Downs. “Infelizmente, decisões extremamente difíceis tiveram que ser tomadas para preservar o futuro de nossos quatro estaleiros”, ele acrescentou, referindo-se aos estaleiros da empresa.

Esta não é a primeira vez que a Harland & Wolff se prepara para a falência. Em 2019, o governo britânico nomeou um administrador para reestruturar a empresa, mas meses depois ela recebeu uma tábua de salvação quando a empresa de energia do Reino Unido InfraStrata concordou em comprá-la.

No ano passado, a Harland & Wolff, que concluiu o Titanic em 1912, entregou seu primeiro navio concluído de seu histórico local em Belfast em duas décadas.

A empresa tem se concentrado principalmente no reparo de navios e no trabalho com energia mais verde, o que inclui, após sua venda para a InfraStrata, o Projeto de Armazenamento de Gás Islandmagee na Irlanda do Norte.

As atividades no projeto Islandmagee também continuarão normalmente, disse Harland & Wolff.

Em uma declaração na segunda-feira, Matt Roberts, um oficial nacional do sindicato trabalhista britânico GMB, disse que o governo do Reino Unido deve agir “para garantir que nenhuma empresa privada tenha permissão para escolher” quais estaleiros ou contratos da Harland & Wolff manter.

“Deixar esses estaleiros vitais — e o contrato crucial (de navios de guerra) com todas as suas promessas para a construção naval do Reino Unido — à mercê do mercado não é bom o suficiente”, acrescentou.

Um porta-voz do governo destacou as garantias da empresa de que quaisquer procedimentos administrativos não afetariam seus estaleiros, incluindo o cumprimento de contratos para o Ministério da Defesa do Reino Unido.

“Estamos certos de que, após uma análise completa da situação financeira da empresa, no momento o mercado está mais bem posicionado para enfrentar esses desafios, e fornecer financiamento governamental significaria um risco significativo de perder dinheiro do contribuinte”, acrescentou o porta-voz em um comunicado.

“Continuamos trabalhando extensivamente com todas as partes para encontrar um resultado para a Harland & Wolff que ofereça construção e fabricação naval em Belfast, Escócia e no resto do Reino Unido e proteja empregos.”

Matheus Augusto

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