Ex-jogador tem morte confirmada 20 meses após desaparecer na guerra da Ucrânia

Esportes


Roman Maksymyuk defendeu a seleção ucraniana em cinco partidas
Foto: Reprodução

Roman Maksymyuk defendeu a seleção ucraniana em cinco partidas

O ex-jogador da seleção da Ucrânia, Roman Maksymyuk teve a morte confirmada neste sábado (18) após 20 meses de desaparecimento. Ele se alistou nas forças militares para defendeu seu país na guerra com a Rússia. Um exame de DNA, que identificou a correspondência com o material genético de sua filha, Daria, permitiu confirmar a identidade.

Maksymyuk perdeu contato com a família em 30 de janeiro de 2025, quando atuava na linha de frente do conflito. Na ocasião, ele telefonou para a mulher, Vera, e avisou que seguiria para a região de Pokrovsk, em Donetsk, uma das áreas marcadas pelos combates. Ele também alertou que poderia ficar muito tempo sem conseguir entrar em contato.

Ex-jogador defendeu clubes importantes da Ucrânia

Porém, antes de ingressar nas Forças Armadas, Maksymyuk construiu uma carreira destacada no futebol ucraniano. O ex-meio-campista vestiu as camisas de clubes como Dínamo Kiev, Dnipro, Volyn, Chornomorets e Prykarpattia.

Além disso, ele disputou cinco partidas pela seleção nacional entre 1998 e 2002. Pelo Dínamo Kiev, conquistou o Campeonato Ucraniano e a Copa da Ucrânia na temporada 1999/2000. Em 2011, encerrou a carreira profissional.

Com a invasão russa da Ucrânia, em 2022, Maksymyuk decidiu ingressar nas Forças Armadas do país. Assim, ele passou a atuar como artilheiro na 25ª Brigada Aerotransportada de Sicheslav.

Em junho de 2025, inclusive, a seleção ucraniana prestou homenagem ao ex-jogador durante um amistoso contra o Canadá. Na ocasião, os integrantes da equipe levaram a camisa de Maksymyuk e sua jaqueta militar como forma de reconhecimento.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky , Threads , Twitter , Instagram e Facebook.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *