Fórmula 1 renova contrato com o GP de São Paulo por mais 5 anos

Esportes


Fórmula 1 renova contrato com o Grande Prêmio de São Paulo por mais cinco anos
Foto: Reprodução/F1 TV/Captura de tela da transmissão

Fórmula 1 renova contrato com o Grande Prêmio de São Paulo por mais cinco anos

A Fórmula 1 anunciou, na manhã deste sábado (07), que o Grande Prêmio de São Paulo , no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da capital paulista, teve contrato renovado por mais cinco anos. Com isso, o evento, que tinha contrato até 2030, ficará no calendário da categoria automobilística pelo menos até 2035.

O anúncio foi divulgado por meio das redes sociais da Fórmula 1, que brevemente indicou o tempo de continuidade do circuito e publicou uma foto do autódromo visto por cima.

Continuidade dos investimentos

De acordo com o contrato, a Fórmula 1 segue que a Prefeitura de São Paulo, que é a parceira da categoria, siga com os investimentos no autódromo para manter ou melhorar a experiência do público e a qualidade da pista para o evento.

CEO fala sobre o GP de São Paulo

Stefano Domenicali, CEO e presidente da Fórmula 1, rasgou elogios sobre o Grande Prêmio do Brasil e o público brasileiro em declaração:

“Brasil é uma parte importante da história da Fórmula 1 e do nosso futuro, e estou muito feliz que esta extensão de cinco anos nos permitirá continuar correndo em São Paulo até 2035. A paixão dos nossos torcedores brasileiros é extraordinária, e cada vez que voltamos a Interlagos sentimos a energia deles nas arquibancadas e na cidade de São Paulo.“

Domenicali também exaltou o histórico de pilotos brasileiros e a nova geração presente na Fórmila 1: “O Brasil já produziu incríveis 33 pilotos de Fórmula 1, incluindo Gabriel Bortoleto e Rafael Camara, que estarão competindo neste fim de semana diante de sua torcida, o que se somará aos muitos momentos inesquecíveis das corridas em São Paulo“.

Por fim, o CEO exaltou: “O sucesso contínuo e o entusiasmo em torno do evento mostram por que ele ocupa um lugar tão especial em nosso calendário, e este acordo reforça nosso compromisso de longo prazo com o Brasil“.

CEO do GP de São Paulo também comenta

Alan Adler, CEO do Grande Prêmio de São Paulo, exaltou a extensão do contrato com a Fórmula 1: “A prorrogação do contrato do Grande Prêmio de São Paulo até 2035 é motivo de imenso orgulho e representa o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação, investimento e uma visão de longo prazo. Essa renovação reafirma a posição de São Paulo entre os principais destinos mundiais do automobilismo“.

Adler completou destacanto a simbologia do circuito de Interlagos: “Interlagos é um circuito único, admirado por pilotos, equipes e fãs de todo o mundo. Foi palco de corridas memoráveis ​​e é parte integrante da história da Fórmula 1“.

Hegemonia de Interlagos na Fórmula 1

Com a renovação do contrato, Interlagos chegará em 53 edições em 2035, sendo a deste ano a 44ª. O circuito recebeu a Fórmula 1 com o traçado original, de 7.960km, de 1972 a 1978 e nos anos de 1979 e 1980, e recebe com o traçado atual, de 4.309km, de 1990 até os dias atuais.

Dos anos citados, apenas o de 1972 não contou como evento do campeonato mundial, enquanto o ano de 2020 foi o único cancelado por conta da pandemia causada pela COVID-19.

Já o ano de 1978 e o período entre 1981 e 1989 tiveram edições da Fórmula 1 no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Vencedores brasileiros

Dos pilotos brasileiros que atuaram em Interlagos, Emerson Fittipaldi venceu em duas ocasiões, nos anos de 1973 e 1974. José Carlos Pace, que leva o nome oficial do autódromo, venceu uma única vez, em 1975.

No traçado atual, Nelson Piquet venceu nos anos de 1983 e 1986, enquanto Ayrton Senna venceu em 1991, terminando apenas com a sexta marcha, e em 1993.

O último brasileiro a vencer em Interlagos foi Felipe Massa que, pela Ferrari, levou a vitória em 2006 e em 2008. No segundo ano citado, o piloto chegou a terminar campeão, mas viu o título escapar após a ultrapassagem de Lewis Hamilton, à época na McLaren, sobre Timo Glock na última curva, na última volta.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *