Haaland processa companhia aérea por uso indevido de imagem; entenda

Esportes


Haaland em treinamento do Manchester City, da Inglaterra
Foto: Divulgação/Manchester City

Haaland em treinamento do Manchester City, da Inglaterra

O craque da seleção norueguesa e do Manchester City, Erling Haaland, abriu um processo contra a companhia aérea Norwegian Air Shuttle devido à utilização não autorizada dos seus direitos de imagem. Em resposta divulgada nesta quinta-feira (1), a empresa aérea declarou-se surpreendida pela queixa e classificou o processo como lamentável.

De acordo com o advogado do atleta, Thomas Hagen, o motivo do litígio reside no aproveitamento ilegal de traços marcantes da identidade do avançado. Utilizado, na publicidade, para impulsionar a venda de bilhetes de avião durante o último Mundial de futebol. Segundo a imprensa local, o descontentamento surgiu após a publicação de uma fotomontagem nas redes sociais.

+ Leia mais: São Paulo x Santos: onde assistir, escalações e arbitragem

Na imagem, a companhia aérea inseriu um rabo de cavalo na cauda de uma de suas aeronaves, em referência ao penteado que se tornou uma marca do futebolista. Nesse sentido, após a reação do atleta, a empresa retirou a publicidade da internet.

A porta-voz da Norwegian Air Shuttle, Catharina Solli, defendeu as publicações. Ele afirmou que se tratou de um apoio espontâneo e bem-humorado à equipa nacional, seguindo as tendências digitais do momento.

A empresa lamentou que a iniciativa tenha terminado nos tribunais, mas manifestou o desejo de dialogar para resolver o impasse de forma amigável. O primeiro confronto em tribunal está agendado para o dia 9 de outubro no Tribunal Distrital de Oslo.

Identidade do atleta

Pedro Lopes, advogado que é sócio-fundador do PPLlaw, escritório jurídico, e também da Chenus Holdings, empresa de investimento no esporte, comenta sobre o caso do Haaland à luz da legislação brasileira:

“Como atributo da personalidade, a imagem de uma pessoa não pode ser explorada comercialmente sem a sua autorização. No caso concreto, embora não tenha usado uma foto de Haaland, a companhia aérea pode ser responsabilizada, porque a montagem tinha o claro objetivo de vincular a sua marca à identidade do atleta; finalidade essa que fica ainda mais evidente pelo fato de a publicação ter ocorrido durante a Copa do Mundo”, disse.

Postagem da Norwegian que rendeu o processo de Haaland - Foto: Reprodução / Instagram

Para especialistas em gestão e marketing esportivo, a força comercial de um atleta de elite transcende o seu nome e fisionomia. Eles levantam um debate sobre os limites entre a homenagem espontânea e o aproveitamento econômico não autorizado.

“A questão para mim é bastante objetiva: se é uma campanha que de alguma forma termina em uma abordagem promocional ou de venda, a imagem do atleta precisa de autorização dele. Não cabe dizer que é uma mera homenagem quando se quer fazer dinheiro com o uso da imagem. Haaland me parece uma figura bastante simpática e aberta a cooperações, então me parece que faltou sensibilidade e até cuidado técnico da companhia aérea”, pontua Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil, com experiência em marketing esportivo, comunicação, inovação e ESG no mundo dos esportes.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *