Ídolo do Fla perde pênalti decisivo mais uma vez; veja histórico

Esportes


Jorginho, volante do Flamengo
Divulgação/Flamengo

Jorginho, volante do Flamengo

O Flamengo deu adeus ao sonho do pentacampeonato da Libertadores ao ser eliminado pelo Estudiantes na última quinta-feira (22), em disputa por pênaltis realizada em pleno Maracanã. A despedida rubro-negra na semifinal contou com requintes de crueldade: Jorginho, ídolo da nação e multicampeão pelo clube carioca, surpreendeu e desperdiçou uma das cobranças da noite. O experiente meio-campista reviveu traumas do passado ao falhar em uma batida para lá de decisiva.

Se, por um lado, foi a primeira vez em que o volante perdeu um pênalti com a camisa do Fla desde que chegou ao clube, em junho de 2025, ao longo de 13 oportunidades, Jorginho já havia ficado marcado com a camisa da seleção italiana.

Durante as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, o meia desperdiçou duas penalidades nos dois jogos contra a Suíça, então concorrente da Azurra na primeira fase.

As oportunidades poderiam ter dado a liderança da chave para a Itália, que, por consequencia, não precisaria disputar as semifinais dos playoffs contra a Macedônia do Norte mais tarde, onde caiu, ficando de fora do Mundial do Catar. 

Jorginho - Itália x Suiça
Reprodução

Jorginho – Itália x Suiça

Em junho de 2021, o volante rubro-negro também ficou marcado por outra cobrança importante perdida pela seleção italiana. A ocasião era nada menos do que a final da Eurocopa de 2020, no jogo em que a Azurra enfrentou a Inglaterra no estádio de Wembley. 

Jorginho foi para a sua batida característica, que conta com um “pulinho”, mas parou no goleiro Jordan Pickford. O inglês defendeu a penalidade, espalmando a bola que ainda tocou na trave. 

Final da Eurocopa de 2020
Reprodução/X

Final da Eurocopa de 2020

O erro do volante, contudo, não fez diferença: na cobrança seguinte, Gianluigi Donnarumma agarrou a finalização de Bukayo Saka, garantindo assim o título italiano nos pênaltis por 3 a 2

• LEIA TAMBÉM: Leonardo Jardim avalia Flamengo em eliminação: “Dominamos”

Fim da busca pelo penta

O Flamengo foi derrotado pelo  Estudiantes de La Plata nos pênaltis na noite desta quinta-feira (22), no Maracanã, no Rio de Janeiro, no jogo de volta do confronto válido pelas semifinais da edição de 2026 da Libertadores.

No tempo normal, assim como na primeira metade, disputada no Estádio UNO Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina, rubro-negros e alvirrubros empataram em 0 a 0.

Nos pênaltis, quem brilhou foi o criticado goleiro Fernando Muslera, que defendeu impressionantes três cobranças, de Bruno Henrique, Jorginho e Lucas Paquetá. Do Estudiantes, Edwuin Cetré perdeu.

O adversário da equipe argentina na grande decisão será o Palmeiras. Para chegar à final, o Verdão derrotou o Fluminense.

Na ida, a equipe paulista havia vencido o rival no Maracanã por 2 a 1. No entanto, a vantagem sumiu no Nubank Parque, na última quarta-feira (21), com o gol marcado por Hércules na reta final. Nos pênaltis, Carlos Miguel foi herói ao defender a cobrança de Nonato e abrir o caminho para Marlon Freitas manter o time na briga pelo título.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *