Inmet alerta para risco de chuvas intensas em 120 municípios de MT

Entre esta quarta-feira (30.03) e quinta-feira (31.03) chuvas intensas podem causar situações de risco para parte da população de Mato Grosso. É o que indica um alerta publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Algumas precauções precisam ser tomadas pelos cidadãos.

Conforme o órgão, é esperada chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. É recomendado que em caso de rajadas de vento que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, é necessário que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e que em caso de risco, o cidadão busque informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). As áreas afetadas compreendem o Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Sudoeste Mato-grossense e o Norte Mato-grossense.

Frio

Cuiabá recebe esta semana a primeira frente fria do ano, diminuindo a temperatura e levando chuva forte a vários estados. Em Cuiabá, os termômetros registram temperaturas mais amenas a partir da quinta-feira (31.03), conforme previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Na quinta-feira (31.03), a máxima atinge 27ºC e a mínima fica em 19ºC. O frio deve vir na sexta-feira (01.04), com máxima prevista para 25ºC e mínima de 17ºC. A temperatura mais amena fica até o sábado, quando a mínima prevista pelo Inpe é de 18ºC.

Da Redação

Matheus