Irã denuncia EUA de prejudicar seus torcedores na Copa

Esportes


Seleção do Irã
Reprodução/Instagram

Seleção do Irã

A relação conturbada entre Irã e Estados Unidos ganhou mais um capítulo nessa  Copa do Mundo. Em nota, a  Federação Iraniana de Futebol denunciou que torcedores do país tiveram ingressos revogados para as  partidas da seleção, mesmo após a compra seguindo todos os parâmetros legais e com as viagens reservadas.

Pelo regulamento da FIFA, cada federação participante tem direito a uma cota de 8% dos ingressos de seus jogos para comercialização entre seus próprios torcedores. De acordo com os iranianos, essa cota teria sido cancelada pelas autoridades dos Estados Unidos a poucos dias do início do mundial.

Restrições se estendem à seleção

As reclamações da Federação Iraniana não ficam só na questão dos ingressos. Segundo a entidade, os Estados Unidos também não permitirão que a delegação permaneça no país durante a competição.

O plano inicial previa que a seleção ficasse concentrada em Tucson, no Arizona. No entanto, diante das restrições, o Irã teve que transferir a sua base para Tijuana, no México.Pelas regras impostas, a delegação só poderá entrar nos Estados Unidos no dia de cada partida e deverá deixar o país imediatamente após o término dos jogos.

A federação ainda afirma que os jogadores estão com os seus vistos regularizados, mas parte da comissão técnica sequer recebeu essa “autorização temporária” para ingressar no território norte-americano durante os jogos.

No comunicado, a entidade pediu que a FIFA siga “os princípios da neutralidade, justiça e respeito aos regulamentos estabelecidos”, alegando que fatores externos estão comprometendo a preparação e a participação da equipe no Mundial.Até o momento, a FIFA não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Outros países também enfrentam dificuldades

As reclamações envolvendo restrições de entrada nos Estados Unidos não são só do Irã.

O Iraque informou que seu centroavante foi detido por horas para interrogatório e teve o celular submetido a inspeções. Além disso, o fotógrafo da seleção não recebeu autorização para entrar no país e teve que retornar para a África.

Outro caso foi o do árbitro somali Omar Abdulkair, eleito o melhor árbitro africano do ano passado e convocado pela FIFA para atuar na Copa do Mundo. Na última segunda-feira (8), ele teve a entrada negada pela imigração e acabou deportado.

Omar Artan foi eleito o melhor árbitro do continente africano em 2025
Reprodução/Instagram

Omar Artan foi eleito o melhor árbitro do continente africano em 2025

Também rodam nas redes sociais vídeos mostrando fiscalizações “extras” envolvendo integrantes das delegações de Senegal e Uzbequistão.

Participação iraniana chegou a ser colocada em dúvida

A presença do Irã na  Copa do Mundo esteve ameaçada desde o agravamento das tensões entre os governos iraniano e norte-americano.

Em meio aos conflitos envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, dirigentes e autoridades do país chegaram a falar publicamente que a participação da seleção no torneio era incerta, mesmo após a classificação conquistada dentro de campo nas Eliminatórias.No início do ano, o ministro dos Esportes iraniano afirmou que não via condições de segurança para cidadãos do país nos Estados Unidos e chegou a dizer que a equipe não iria ao Mundial.Nesse tempo, a FIFA passou a estudar cenários alternativos, mas trabalhou nos bastidores para manter o Irã na competição e evitar mais problemas as vésperas do torneio.

Mesmo sob polêmica, Irã busca classificação

Apesar dos problemas extracampo, a seleção iraniana segue na disputa da Copa do Mundo. A equipe estreia na próxima segunda-feira (15), diante da Nova Zelândia, pelo Grupo G.

A chave ainda conta com Bélgica e Egito.

Calendário Copa do Mundo 2026 Todos os 104 jogos — Horários de Brasília

104 Jogos

39 Dias

16 Cidades

104 Exibidos

Copa do Mundo FIFA 2026 — EUA, México e Canadá — 11/jun a 19/jul 2026
Horários de Brasília | Atualizado em abril de 2026 | Fonte: FIFA



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *