
Árbitro Ricardo Baixinho pisou no pé de um atleta após o fim de um jogo universitário
O árbitro Ricardo Baixinho protagonizou uma cena polêmica após um jogo da Supertaça da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL). Ao cumprimentar um jogador da Universidade Nova de Lisboa, o juiz, porém, pisou o atleta com o pé direito, de maneira intencional, e foi flagrado pela transmissão da partida.
Veja o vídeo (a partir do minuto 2:38):
Inclusive, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) vai apresentar um protesto à ADESL contra a atuação do árbitro.
O incidente aconteceu depois do empate em 2 a 2 no tempo regulamentar entre Universidade Nova e ISCTE. O ISCTE venceu por 4 a 2 na prorrogação e ficou com o título. Após o apito final, inclusive, jogadores das duas equipes também trocaram empurrões. A polícia teve de entrar no campo para controlar a situação.
Aos 39 anos, Ricardo Baixinho pertence à Associação de Futebol de Lisboa (AFL). O árbitro terminou a temporada 2025/26 na última posição da classificação da categoria C1, com nota 8,208, e acabou rebaixado para a C2. Nesta temporada. Porém, ele já trabalhou em partidas da Liga 2 e da Taça de Portugal.
