Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

22/02/2024 11:36 pm

Mais 24 mil doses de vacinas já estão em MT e vão só para grupo da saúde – fotos

Vinte e quatro mil doses de vacinas contra o novo coronavírus produzidas pela empresa farmacêutica AstraZeneca chegaram em Cuiabá, na manhã deste domingo (24). O imunizante é desenvolvido pela Universidade de Oxford e foi adquirido pelo Governo Federal, que encaminhou o material para o Governo do Estado.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve no Aeroporto Marechal Rondon, na região metropolitana da Capital, nesta manhã, e comemorou a chegada. Com isso, outras 24 mil pessoas devem ser imunizadas.

Para que tenha eficácia, são necessárias duas doses. No entanto, a União segurou parte do estoque vindo da Índia para encaminhamento aos estados no futuro.

“São doses destinadas exclusivamente para imunização dos profissionais de saúde que estão à frente do combate ao coronavírus”, disse. “O Ministério da Saúde orientou que essas 24 mil vacinas sejam utilizadas exclusivamente como primeira dose e prioritariamente destinadas a trabalhadores da saúde”, explicou.

Na última segunda (18), o Estado recebeu 126.160 doses da CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac. Doses já foram encaminhadas aos municípios para imunização dos profissionais de saúde.

Imunizantes são produzidos por empresas diferentes, logo, pessoa que tomou vacina CoronaVac não pode ser imunizada em segunda dose com a produzida pela AstraZeneca.  A SES, no entanto, assegurou que conselho de secretarias municipais de saúde irá elencar informações para que não sejam cometidos equívocos.

Vigilância Estadual trabalha no recebimento das doses, na conferência da quantidade e na catalogação dos imunizantes, além do encaixotamento para distribuição aos municípios.

Veja também

CIDADES| MATO GROSSO

Itanhangá: Municipio entra em alerta amarelo, com ventos intensos de 40 a 60km/h

GERAL| MATO GROSSO

Prefeitura Municipal de Itanhangá inicia ano de 2024, com muito trabalho.

MATO GROSSO

Detran-MT e Batalhão de Trânsito realizam pit stop educativo em escolas de Cuiabá

MATO GROSSO

Polícia Militar entrega medalha Mérito Protetor Ambiental nesta quinta-feira (19)

MATO GROSSO

Cavalhada pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial

ESPORTES| MATO GROSSO

Inscrições para sorteio que levará autistas ao jogo do Cuiabá serão abertas nesta segunda-feira (09)