Maringá supera Ferroviária e é campeão da Série C do Brasileiro

Esportes


O Maringá escreveu neste sábado (24) um dos capítulos mais importantes de sua história. Na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), o Dogão derrotou a Ferroviária por 2 a 1 na partida de volta da final da Série C do Campeonato Brasileiro e garantiu o primeiro título nacional de sua trajetória.

Após o empate em 1 a 1 no confronto de ida, a equipe paranaense precisava apenas de uma vitória simples para levantar a taça. Os gols do triunfo foram marcados ainda no primeiro tempo por Lucas Bonifácio e Ronald Camarão. Na etapa final, Denílson descontou para a Locomotiva, mas não evitou a festa dos visitantes.

A conquista coroa uma campanha de recuperação e crescimento ao longo da competição. Depois de um início marcado por oscilações, o clube promoveu mudanças no comando técnico, com a dispensa de Moisés Egert e efetivação do auxiliar Ivan Campanari nas rodadas finais da primeira fase. A decisão trouxe estabilidade ao time, que conseguiu avançar aos quadrangulares decisivos, confirmou o acesso à Série B e agora celebra também o título nacional.

Ao longo da campanha, o Maringá disputou 27 partidas, com 12 vitórias, nove empates e seis derrotas. O ataque foi o grande destaque, com 41 gols marcados, o melhor desempenho ofensivo da Série C.

Vaga na Copa do Brasil

Além da taça inédita, o título garante ao Maringá um importante benefício para a próxima temporada. O clube assegurou presença direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2027, ampliando sua projeção no cenário nacional.

Ferroviária encerra campanha como vice

Apesar da derrota na decisão, a Ferroviária também encerra a competição com saldo positivo. O clube paulista garantiu o acesso à Série B após uma campanha consistente, finalizando a Série C com 11 vitórias, nove empates e sete derrotas.

A equipe terminou a primeira fase na terceira colocação e liderou seu grupo na fase decisiva, conquistando o retorno à segunda divisão nacional. Por ter realizado a melhor campanha geral do torneio, ganhou o direito de decidir o título em casa, mas acabou ficando com o vice-campeonato.

O jogo

O Maringá começou a final em ritmo intenso e abriu o placar logo aos três minutos. Em cobrança de escanteio de Negueba, a bola sobrou para Lucas Bonifácio, que finalizou para fazer 1 a 0. Pouco depois, a Ferroviária chegou a ter um pênalti assinalado a seu favor, mas a marcação foi anulada após revisão do VAR. Aos 11 minutos, o Dogão ampliou a vantagem. Jhow cruzou da direita e Ronald Camarão apareceu na pequena área para concluir para o fundo das redes. A Ferroviária tentou reagir e criou algumas oportunidades, principalmente em jogadas aéreas, mas encontrou dificuldades para superar a defesa adversária e o goleiro Guilherme Neto. Já o Maringá seguiu perigoso nos contra-ataques e ainda acertou a trave com Lucas Bonifácio.

Na volta do intervalo, o Maringá manteve a postura ofensiva e esteve perto de marcar o terceiro gol em mais de uma oportunidade. Adeílson e Negueba levaram perigo ao gol da Ferroviária, que aos poucos passou a controlar mais a posse de bola. O esforço dos donos da casa foi recompensado aos 36′, quando Denílson recebeu na área e finalizou com força para descontar. Nos minutos finais, a Ferroviária tentou pressionar e levou perigo em cobranças de falta próximas à área. Entretanto, o Maringá administrou a vantagem e ainda teve chances para ampliar o marcador.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *