
Filipe Luís na derrota do Monaco contra o Sporting
A Copa do Mundo terminou há menos de duas semanas. Ainda assim, alguns clubes europeus já estão com suas preparações em andamento. É diante desse contexto que Monaco e Cercle Brugge se enfrentam, na sexta-feira (31), às 12h (de Brasília), no Performance Centre, em La Turbie.
Ainda que os amistosos de pré-temporada não despertem muita atenção dos brasileiros, no caso do time francês é diferente. Isso porque está com Filipe Luís à frente dele, multicampeão como jogador e treinador pelo Flamengo — entre 2019 e 2025.
Como chega o Monaco
O Monaco passou por um 2025/26 bastante conturbado. Não foi por acaso que trocou de técnico no decorrer dela: iniciou com Adi Hutter e encerrou com Sébastien Pocognoli. E os resultados obtidos foram bem abaixo do esperado.
Com a expectativa de brigar pelo título da Ligue 1, acabou ficando de fora até da zona de vaga para Champions League — na sétima posição. Além disso, foi eliminado nas oitavas de final da Copa da França e nos playoffs do mata-mata do principal torneio europeu.
O clube decidiu ser criativo para atual temporada. E apostou em Filipe Luís, que não tem sequer dois anos de carreira à beira do campo. E os dois primeiros desafios do trabalho, ambos amistosos, tiveram desfechos distintos: goleou o Saint-Priest (5 a 2) e perdeu para o Sporting (2 a 0).
Como chega o Cercle Brugge
O Cercle Brugge também viveu um 2025/26 complicado, mas em escalas bem maiores. É bem verdade que não tinha grandes esperanças de atingir vôos altos. No entanto, correu sérios riscos de encerrar o período da forma mais melancólica possível: o rebaixamento.
Houve troca de comandante no decorrer da temporada, após Onur Cinel ter sido eliminado nas oitavas da Copa Belga e levado a equipe aos playoffs do rebaixamento do Campeonato Belga. Lars Friis foi o escolhido para livrá-la da queda, e conseguiu ter exito na missão.
O treinador dinamarquês foi mantido no cargo, como consequência de ter garantido a permanência do grupo. Só que os primeiros indícios, na pré-temporada, estão longe de ser animadores. Isso porque empatou um e perdeu três, dos quatro amistosos que disputou — até o momento.
Amistoso de pré-temporada
Monaco x Cercle Brugge
- Data: 31/07/2026
- Horário: 12h (de Brasília)
- Local: Performance Centre, La Turbie, França
- Onde assistir: sem transmissão no Brasil
