Mônaco tem abandonos, bandeira vermelha e vitória de Antonelli

Esportes


Antonelli vence a quinta corrida na temporada
Reprodução Redes Sociais

Antonelli vence a quinta corrida na temporada

Todo ano a mesma discussão reaparece. Mônaco ainda merece estar na Fórmula 1? As corridas são chatas? Não dá para ultrapassar? O espetáculo acabou?

Bom, depois do que vimos neste domingo, fica difícil dizer que faltou assunto.

A corrida começou antes mesmo da largada e já com problemas para os brasileiros. Gabriel Bortoleto teve uma falha no carro, precisou sair do pit lane e viu sua prova se transformar imediatamente em uma corrida de recuperação.

Só que nem ele teve um início tão complicado quanto Max Verstappen. O holandês sequer conseguiu participar da disputa de verdade. Um problema no carro o deixou parado ainda no começo da prova e provocou um abandono antes mesmo da corrida ganhar ritmo.

Antonelli dispara

Lá na frente, Kimi Antonelli fazia exatamente o que vem fazendo durante toda a temporada: liderava com tranquilidade. O italiano abriu rapidamente uma vantagem confortável sobre Charles Leclerc e parecia ter a situação completamente sob controle.

O problema é que estamos falando de Mônaco. E em Mônaco, às vezes, controlar a corrida significa apenas administrar pneus e esperar que nada aconteça.

As ultrapassagens eram praticamente impossíveis e uma das poucas disputas mais animadas acontecia entre George Russell e Isack Hadjar. Os dois passaram boa parte da corrida trocando reclamações pelo rádio enquanto tentavam sobreviver aos próprios problemas.

Enquanto isso, a Ferrari tentava encontrar uma maneira de tirar alguma vantagem estratégica. A equipe chamou Lewis Hamilton para os boxes em uma decisão que não parecia fazer muito sentido naquele momento.

 Pouco depois, o britânico excedeu o limite de velocidade no pit lane e recebeu cinco segundos de punição. A situação resumiu bem o domingo da Ferrari: muitas tentativas e poucos resultados.

Também foram ficando pelo caminho Valtteri Bottas, Oliver Bearman e Lando Norris. O piloto da McLaren sofreu com problemas de bateria durante boa parte da prova e acabou abandonando.

A disputa entre Russell e Hadjar acabou sendo decidida pela estratégia. A Mercedes acertou o timing do pit stop, conseguiu o undercut e colocou Russell à frente. 

Só que a alegria durou pouco. O britânico também excedeu o limite de velocidade nos boxes e recebeu a mesma punição de Hamilton.

Confusão no fim

Quando parecia que a corrida caminhava tranquilamente para o fim, Mônaco resolveu lembrar por que é um dos circuitos mais imprevisíveis do calendário. Faltando 18 voltas, Lance Stroll bateu e provocou a entrada do safety car.

A Ferrari aproveitou a oportunidade para cumprir a punição de Hamilton, mas também chamou Leclerc para os boxes. E aí começou um dos momentos mais estranhos da corrida.

O monegasco claramente não entendeu a estratégia. Pelo rádio, demonstrou irritação e questionou a decisão da equipe, que praticamente encerrava qualquer possibilidade de tentar algo diferente na luta pelas primeiras posições.

Só que a frustração ainda estava longe do fim. Após a relargada, Leclerc bateu sozinho no muro e abandonou diante da própria torcida.

E como se isso não bastasse, a direção de prova interrompeu a corrida com bandeira vermelha após identificar problemas no asfalto da Rascasse. Foram mais de 20 minutos de paralisação.

Na relargada parada, Antonelli manteve a liderança sem maiores dificuldades, Hadjar perdeu posições e a confusão continuou quando Hulkenberg acertou Carlos Sainz, provocando mais um abandono.

No fim, sobrou quem tem sobrado praticamente a temporada inteira. Kimi Antonelli venceu pela quinta vez consecutiva e ampliou ainda mais sua vantagem no campeonato.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *