Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

29/02/2024 10:44 am

Natal será chuvoso em boa parte de MT, prevê Inmet

O ar quente e úmido que já está espalhado pelo Brasil contribui nos próximos dias para que nuvens de chuva se formem facilmente em boa parte do país. Em Mato Grosso, a baixa pressão atmosférica e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) garantem pancadas de chuva em quase todo o estado e até perigo potencial de danos para alguns municípios. 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos a primeira semana do verão deve manter essa característica atípica de temperaturas mais amenas e grandes acumulados de chuva no estado. Há risco de temporais para as regiões do Centro-Sul Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense e Sudoeste Mato-grossense. 

Nestas áreas, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há risco, ainda que baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já no Norte e no Nordeste Mato-Grossense, o Inmet alerta para chuva mais intensa, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Em situação de risco, os cuidados devem ser redobrados. Em caso de rajadas de vento, o Inmet sugere que o cidadão não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É importante também evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de risco, é importante procurar ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Natal em Cuiabá

Na capital Cuiabá, no sábado (24.12), véspera de Natal, o tempo fica instável em boa parte do tempo. A previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas a qualquer hora. A temperatura mínima prevista é de 26ºC e a máxima é de 35ºC. No domingo (25.12), Natal, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima fica em 26ºC e a máxima não ultrapassa os 32ºC.

Da Redação

Veja também

CIDADES| MATO GROSSO

Itanhangá: Municipio entra em alerta amarelo, com ventos intensos de 40 a 60km/h

GERAL| MATO GROSSO

Prefeitura Municipal de Itanhangá inicia ano de 2024, com muito trabalho.

MATO GROSSO

Detran-MT e Batalhão de Trânsito realizam pit stop educativo em escolas de Cuiabá

MATO GROSSO

Polícia Militar entrega medalha Mérito Protetor Ambiental nesta quinta-feira (19)

MATO GROSSO

Cavalhada pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial

ESPORTES| MATO GROSSO

Inscrições para sorteio que levará autistas ao jogo do Cuiabá serão abertas nesta segunda-feira (09)