No Dia Mundial da Água, primeira-dama destaca ações do Governo de MT que possibilitam qualidade de vida da população

O ‘Dia Mundial da Água’ é lembrado anualmente no dia 23 de março. Este ano, a data terá como tema ‘Seja a Mudança que Você quer no Mundo’, com a reflexão de como podemos colaborar preservando e explorando esse mineral de maneira consciente. A água é o alimento mais importante em nosso dia a dia, então unir o acesso a água de qualidade em prol da melhoria de vida com a conscientização passa a ser responsabilidade de cada cidadão.

Em Mato Grosso a primeira-dama Virginia Mendes é madrinha do programa ‘Água para Todos’, uma ação do governo do Estado por meio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). De acordo com levantamento do programa, de 2019 até dezembro de 2022 foram perfurados 461 poços, com investimento em torno de R$ 40 milhões, sendo etapa útil, bomba, reservatório, quadro de comando elétrico, cercamento e insumos.

Do total dos poços, 57% dos municípios foram atendidos. Trinta mil famílias contam com água de qualidade, uma creche e sete Escolas com aproximadamente cinco mil alunos foram atendidos, 28 aldeias com população estimada de 3.150 indígenas, e três hospitais com 600 pessoas beneficiadas diariamente.

“O programa Água para Todos é uma benção na vida das pessoas que não tinham acesso àgua de qualidade. Fiquei feliz ao saber dos números e do quanto o trabalho em equipe com total apoio do governo do Estado está fazendo a diferença na vida das pessoas. Escolas, aldeias, hospitais e inúmeras famílias beneficiadas. Água é vida, é o primeiro elemento e base praticamente tudo. Vamos cuidar desse mineral valioso”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

Além dos poços artesianos, a primeira-dama Virginia Mendes pensou na distribuição dos filtros de barros por meio do programa SER Família Solidário por meio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com a doação de mais de 37 mil filtros de barro às comunidades carentes que não têm acesso a água potável.

“É muito triste chegar na casa de alguém e ver que ela não tem o prazer de beber uma água fresquinha e de qualidade, por isso pensamos nos filtros de barro para garantir o acesso a água potável aos que mais precisam. Com os filtros de barro o Governo de MT garante mais saúde, porque muitas doenças podem ser evitadas a partir da ingestão da água filtrada. Vamos ampliar esse acesso ao maior número de pessoas”, afirmou Virginia Mendes.

Fonte: Politica de MT

Matheus