
Flamengo e PSG são os atuais campeões da Libertadores e Champions League
Apesar da Copa do Mundo de 2026 seguir à todo vapor, restam somente sete partidas para seu fim. Com isso, as expectativas dos clubes para o pós-torneio aumenta cada vez mais. Alguns para levarem o título, enquanto outros para ter um início de trajetória com pé-direito.
As equipes sul-americanas já realizam suas preparações para o segundo semestre, durante a disputa do Mundial. E não foi por acaso, já que tem pela frente uma sequência pesada de desafios que definirão o rumo de suas temporadas.
As européias, do outro lado, aproveitam do período de Copa para montar o melhor planejamento possível para 2026/27. Isso porque a temporada do velho continente só começa em agosto. Portanto, o momento atual é de descaso para os jogadores e trabalho para os dirigentes.
Os principais torneios do segundo semestre
Serão muitos os campeonatos que vão iniciar ou retornar, após o fim da Copa do Mundo. Cinco deles, entretanto, se destacam mais em relação aos demais. Seja pela proximidade da decisão, ou pela expectativa em cima da qualidade que oferecerá.
Campeonato Brasileiro
A primeira dessas competições a voltar a ser disputado será o Brasileirão, a partir do 16 de julho — três dias antes da grande decisão do Mundial. E será logo pela última rodada do primeiro turno, que marcará exatamente a metade do mesmo.
Mesmo com Palmeiras na liderança isolada, nada está definido. Sendo assim, espera-se que as brigas pelo título, vagas nos torneios sul-americanos e contra o rebaixamento peguem fogo para o returno.
Libertadores
A Libertadores retorna um pouco depois da competição nacional: somente no dia 11 agosto, com a ida das oitavas de final. Cinco brasileiros avançaram ao mata-mata e seguem na briga pelo título. Dois deles, inclusive, ficam frente a frente logo de cara.
O confronto mais esperado dessa fase será entre Flamengo e Cruzeiro, com primeiro no Mineirão e o segundo no Maracanã. Por se tratar de dois gigantes do continente, que possuem plantéis bem qualificados, a expectativa por esse embate é enorme.
Champions League
A Champions League vai para terceira edição com atual formato. Esse que deu muito certo nas duas primeiras. É bem verdade que as etapas preliminares do torneio já estão acontecendo. E elas irão definir os últimos classificados para fase de liga.
A competição só começa para valer, a partir do dia 8 de setembro, quando os “peixes grandes” estream nela. Ainda tem muita água para rolar, até lá. Não é por acaso que o mercado de transferências só vai realmente esquentar, após o fim da copa.
Premier League
Fora a principal competição européia, a que costuma chamar maior atenção dos amantes do futebol é a Premier League. Afinal, aparece como a única das cinco principais ligas do continente em que é muito difícil de prever o campeão.
Para além dos times do “Big-Six” o Campeonato Inglês vem tendo algumas “surpresas” no pelotão de cima da tabela — nos últimos anos. Resultado da junção de grandes times e craques, que voltam a se enfrentar a partir do dia 21 de agosto.
La Liga
Ainda que não tenha mais a mesma visibilidade da época de Messi e Cristiano Ronaldo, a próxima edição da La Liga promete. Isso porque o Real Madrid parece chegar com um novo projeto para tentar interromper o domínio atual do Barcelona, que conquistou as últimas duas edições.
Os merengues trouxeram de volta José Mourinho, para ficar à frente a equipe, e já acertaram diversas contratações de peso para o plantel. Resta saber serão suficientes para superar os comandados por Hans Flick. O Campeonato Espanhol começa no dia 16 de agosto.
