
MP, jogador do Juventude
A derrota do Juventude para o Sport neste sábado (23), pela Série B do Campeonato Brasileiro, ficou em segundo plano nos minutos finais da partida.
Aos 20 minutos do segundo tempo, o atacante MP deixou o gramado após ser substituído por Maurício Barbieri. Pouco depois, ao passar em frente a um dos setores do Alfredo Jaconi, parou e começou a discutir com um torcedor.
A partida foi interrompida.
Segundo o jogador, ele havia acabado de ouvir ofensas racistas vindas da arquibancada. A acusação foi levada imediatamente ao árbitro Lucas Paulo Torezin.
O juiz acionou o protocolo antirracismo previsto pela FIFA e pela CBF. Com os braços cruzados acima da altura do peito, fez o gesto que sinaliza oficialmente uma denúncia de racismo durante uma partida.
MP não voltou ao banco de reservas. Após conversar com a arbitragem, seguiu diretamente para o vestiário.
O suspeito apontado pelo jogador foi identificado ainda dentro do estádio. Contido por seguranças, acabou encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
Enquanto isso, o atacante iniciou os procedimentos para registrar a ocorrência. Primeiro esteve no Juizado Especial Criminal (Jecrim), acompanhado pela advogada do Juventude. Depois também seguiu para a delegacia.
O caso de injúria racial deverá ser investigado pelas autoridades. Até a publicação desta reportagem, nem o Juventude nem a CBF haviam divulgado novos posicionamentos sobre a ocorrência registrada no Alfredo Jaconi.
Resultado e próximos jogos
O jogo foi retomado após a paralisação.
Já aos 36 minutos do segundo tempo, Iuri Castilho aproveitou sobra na entrada da área e marcou o gol que garantiu a vitória do Sport por 1 a 0 em Caxias do Sul (RS).
Com o resultado, a equipe pernambucana chegou aos 19 pontos e alcançou o topo da tabela da Série B. O Juventude permaneceu com 13 pontos.

