Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

25/02/2024 5:29 am

Produção industrial de Mato Grosso cresce 9% em um ano e apresenta melhor resultado no país

A produção industrial de Mato Grosso cresceu 9,9% nos últimos 12 meses, o melhor resultado entre as 27 unidades da federação. O dado foi divulgado pelo observatório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com base em relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com abril de 2022, a produção industrial do Estado aumentou 11%, impulsionada pelo desempenho dos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico). Nesse levantamento, Mato Grosso ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, que cresceu 14,5% na comparação entre abril de 2022 e abril de 2023.

Em contrapartida, Mato Grosso teve uma queda de 2%, na comparação entre março e abril deste ano. O gerente do Observatório da Indústria, Pedro Máximo, alerta ainda para o saldo negativo observado na produção industrial de Mato Grosso no acumulado deste ano, com queda de 3,6%. “Está difícil superar os índices de crescimentos registrados em 2022 que foram muito positivos e mostrava uma fácil recuperação diante do péssimo desempenho da indústria em 2021, em função do período pandêmico”.

O presidente da Federação das Indústrias, Silvio Rangel, ressalta que mesmo com uma queda com relação ao ano anterior, há uma perspectiva positiva para o longo do ano em razão do cenário macroeconômico.

“A queda do dólar e a possível queda da taxa de juros sinalizada pelo pelo Banco Central sugerem um ano de bom cenário de negócios, especialmente para Mato Grosso. Além disso, novos negócios com o mercado chinês e um consumo acelerado mostram uma necessidade de aumento de produção, que pode ser muito positivo para Mato Grosso”.

fonte:sonoticias

Veja também

ECONOMIA

VÁRZEA GRANDE COMERCIALIZA 5.574 IMÓVEIS E MOVIMENTA MAIS DE R$ 1.113 BILHÃO EM 2023

CIDADES| MATO GROSSO

Itanhangá: Municipio entra em alerta amarelo, com ventos intensos de 40 a 60km/h

ECONOMIA

Kalil anuncia calendário de pagamento dos salários do funcionalismo para 2024

GERAL| MATO GROSSO

Prefeitura Municipal de Itanhangá inicia ano de 2024, com muito trabalho.

NACIONAL

Durante reunião com ministro das Comunicações, presidente Lula sanciona PL que regulamenta o serviço de radiodifusão

ECONOMIA

SÉRGIO RICARDO, JAYME E JÚLIO CAMPOS DEFENDEM MEDIDAS PARA AQUECER A ECONOMIA