Raio-x do Cuiabá: como joga, destaques do elenco e time base para Série A

Com uma nova comissão técnica e um elenco modificado em comparação com o ano passado, o Cuiabá chega para o terceiro ano seguido na Série A. Apesar do título estadual, o Dourado ainda levanta dúvidas sobre como serão os comportamentos em campo e qual deve ser o papel representado no campeonato.

Fora de outras competições, a equipe do técnico Ivo Vieira terá somente o Brasileirão até o fim da temporada. Comandado por um treinador que preza pelo controle com a posse de bola, o Cuiabá vem de desafios recentes em que era o time mais propositivo em campo, em razão da diferença técnica dos adversários – especialmente no Mato-grossense.

Como joga?

Em uma estrutura que tem quatro defensores, três jogadores na zona central e uma trinca de atacantes, o time apresenta uma construção mais fixa até o meio de campo. Na parte ofensiva, há movimentações para chegar à baliza rival com rapidez, majoritariamente pelas laterais.

A partir das ideias de Ivo, finaliza a construção pelas beiradas, sempre com dois jogadores abertos para alargar a marcação adversária, gerar situações de um contra um e, principalmente, cruzamentos na área, onde posiciona pelo menos três peças – fundamento mais utilizado até aqui.

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.567.2_pt_br.html#goog_1971900422Reproduzir vídeo

Reproduzir

–:–/–:–Silenciar somTela cheia

Os gols de Cuiabá 5 x 0 Luverdense – semifinal do Mato-grossense

O centroavante tem papel fundamental para receber os cruzamentos e dar profundidade nas transições, mas a equipe tenta povoar a área do oponente com o máximo de jogadores. O ponta do lado oposto fecha na segunda trave e os meias se infiltram para gerar opções pelo centro.

Na marcação, é um time que se fecha em 4-2-3-1 e tenta acelerar assim que recupera a posse.

No Brasileirão, pode ser uma equipe que marca em bloco médio, e que utiliza da velocidade pelas pontas para encaixar contra-ataques. Veja o vídeo abaixo com gols a partir de jogada pela ponta e rapidez no contragolpe.

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.567.2_pt_br.html#goog_1971900424Reproduzir vídeo

Reproduzir

–:–/–:–Silenciar somTela cheia

Os gols da vitória do Cuiabá sobre o Vila Nova por 2 a 0

Time base

Com um miolo de zaga consolidado, laterais equilibradas e trio de ataque pouco modificado até aqui, as principais dúvidas estão no meio-campo.

Seis jogadores ainda não estrearam e aguardam o início do Brasileirão para apresentarem suas credenciais. São eles: Vitão, Allyson, Raniele, Nicólas Quagliata, Emerson Ramon e Patric Calmon.

Dos atletas recém-contratados, o meia Pablo Ceppelini é quem mais chama a atenção. Peça importante no funcionamento do modelo, o uruguaio é quem mais recebe a bola dos zagueiros e aciona quem fica aberto para dar continuidade à construção pelas beiradas. Ceppelini pode atuar na base das jogadas e chegar à frente para concluir a gol.

+ Você Escala: monte o Cuiabá ideal para o Brasileirão

Com características distintas, Deyverson e Pitta são focos para finalizar ou ajudar as movimentações com tabelas. O paraguaio, aliás, pode ser ainda mais necessário quando o time precisar de rapidez para os contragolpes.

Denilson e Ronald formaram boa dupla de volantes, mas pode haver alterações nas funções, tendo Fernando Sobral, Raniele, Filipe Augusto e outros à disposição de Ivo Vieira.

Nas beiradas, Wellington Silva e Jonathan Cafú oferecem a amplitude e verticalidade para funcionar as descidas pelos lados.

Com algumas possíveis alterações, o time base do Cuiabá tem: Walter; Mateusinho (Matheus Alexandre), Marllon, Alan Empereur e Patric Calmon (Uendel); Denilson (Fernando Sobral), Ronald (Filipe Augusto) e Pablo Ceppelini; Jonathan Cafú (Quagliata), Wellington Silva e Deyverson (Pitta).

Cuiabá
Walter

WALTER

Cuiabá
Wellington Silva

WELLINGTON SILVA

Cuiabá
Marllon

MARLLON

Cuiabá
Ceppelini

CEPPELINI

Cuiabá
Jonathan Cafu

JONATHAN CAFU

Cuiabá
Alan Empereur

ALAN EMPEREUR

Cuiabá
Patric Calmon

PATRIC CALMON

Cuiabá
Deyverson

DEYVERSON

Cuiabá
Ronald Lopes

RONALD LOPES

Cuiabá
Mateusinho

MATEUSINHO

Cuiabá
Denilson

DENILSON

Fonte: gê

Matheus