Russell marca pole para o GP do Azerbaijão; Bortoleto fica em 17º

Esportes


Russell marca pole para o GP do Azerbaijão
Reprodução/@MercedesAMGF1

Russell marca pole para o GP do Azerbaijão

Com oito décimos de vantagem na ponta, o piloto George Russell, da Mercedes, marcou a pole position e largará na primeira posição no Grande Prêmio do Azerbaijão. A corrida deste sábado (26) terá ainda Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren) fechando o top-3 do grid. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi, encerrou a qualificatória desta sexta-feira na 17ª colocação, não conseguindo avançar ao Q2.

Líder isolado do campeonato mundial de pilotos, o italiano Kimi Antonelli frustrou as expectativas ao precisar abandonar o quali de Baku depois de acertar os muros do traçado, ainda no Q1.

Com o resultado desta sexta-feira, Russell conquistou sua quarta pole da temporada de 2026, sua 12ª na carreira. A última vez em que o piloto largou da primeira posição neste ano havia sido no GP da Áustria, em junho.

Confira abaixo o grid de largada para o GP do Azerbaijão

Grid definido para o GP do Azerbaijão
Reprodução/@F1

Grid definido para o GP do Azerbaijão

GP do Azerbaijão

Depois da pacata corrida no mais novo circuito Madring, no Grande Prêmio da Espanha, a Fórmula 1 chega ao Azerbaijão para a 15ª etapa da temporada. A prova acontece entre os dias 24 e 26, com a disputa principal agendada para sábado, de maneira extraordinária.

Promovida no Circuito de rua de Baku, a mudança da realização da corrida do tradicional domingo para sábado ocorre por conta do Dia da Memória, feriado nacional do país celebrado em 27 de setembro, em homenagem aos militares mortos na 2ª Guerra de Nagorno-Karabakh. Por isso, o grid da Fórmula 1 terá o fim de semana antecipado, tendo iniciado as atividades nas pistas a partir da última quinta-feira.

GP do Azerbaijão
Divulgação

GP do Azerbaijão

O Circuito de Baku conta com 6,003 km de extensão ao longo de seu traçado urbano. Com curvas fechadas e tendo a maior reta do calendário para os carros, a prova exige muita precisão dos atletas em todas as 51 voltas previstas.

Na última temporada, o grande vencedor da corrida foi o tetracampeão Max Verstappen. Somente o holandês e seu antigo companheiro de Red Bull, Sergio Perez, triunfaram no imprevisível traçado em mais de uma oportunidade. 

Campeonato mundial

Absolutamente dominante ao longo de toda a temporada, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes,  continua líder disparado do campeonato mundial da Fórmula 1, com 292 pontos após as 14 primeiras corridas de 2026. 

Logo atrás do prodígio de 20 anos, surge o companheiro de escuderia  George Russell, que soma 211 tentos. O britânico é seguido pelo conterrâneo Lewis Hamilton, com 191 pontos, fechando o Top-3. 

O único representante das cores da bandeira do Brasil no grid,  Gabriel Bortoleto, da Audi, está na 14ª posição, estacionado nos 10 pontos somados na tabela.

• LEIA TAMBÉM: Com 21 anos, Bortoleto pode dar salto que Senna deu aos 28 na F1?

Hora da corrida! 

Encerrados os treinos livres e as sessões qualificatórias, os pilotos agora se preparam para a grande corrida, agendada para este sábado. A etapa está marcada para as 8h (horário de Brasília), e será transmitida pelo SporTV3, SporTV4K, Globoplay e F1TV Pro.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *