Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

03/12/2023 2:27 pm

Senado aprova adesão do Brasil ao Covax Facility | Agência Brasil

O Senado aprovou hoje (4) a Medida Provisória (MP) 1.003/2020, que permite ao Brasil integrar a Covax Facility, aliança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar os países em desenvolvimento a ter acesso a vacinas contra a covid-19. Essa aliança reúne governos e fabricantes para garantir o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 e o acesso igualitário a ela. O texto vai à sanção presidencial.imagem05-02-2021-01-02-19imagem05-02-2021-01-02-21

De acordo com a MP, a adesão do Brasil ao Covax Facility tem como objetivo “proporcionar o acesso do país a vacinas seguras e eficazes contra a covid-19, sem prejuízo à eventual adesão futura a outros mecanismos ou à aquisição de vacinas por outras modalidades”. O governo brasileiro não fica obrigado a adquirir as vacinas por meio do projeto: a compra é opcional e “dependerá de análise técnica e financeira para cada caso”.

As despesas da participação no consórcio, bem como as de outras vacinas, serão cobertas por crédito extraordinário aberto pela MP 1.004/2020 e por recursos do Ministério da Saúde destinados ao Programa Nacional de Imunizações e a outras ações orçamentárias. Dos R$ 2,5 bilhões liberados pela MP 1.004, R$ 1,68 bilhão foi autorizado para utilização na Covax em janeiro deste ano.

O texto aprovado também fixa a coordenação da imunização da população ao Ministério da Saúde, ouvidos o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Segundo o relator, Confúcio Moura (MDB-RO), o governo informou que a adesão do Brasil ao Covax Facility vai garantir a imunização de 10% da população brasileira até o final deste ano. Desta forma, ficaria garantida, segundo ele, a imunização dos casos prioritários.

“O Senado não pode atrasar nada do que se refere à pandemia, à dramática situação que vive o povo brasileiro, em especial alguns estados dramatizados, como o Amazonas e o estado de Rondônia, que estão, inclusive, mandando seus pacientes que necessitam de UTI e tratamento especializado para outros estados. Agradecemos muito por essa generosidade federativa brasileira”, disse o relator durante a sessão.

* Com informações da Agência Senado

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-02/senado-aprova-adesao-do-brasil-ao-covax-facility

Veja também

POLÍTICA NACIONAL

Senado aprova ampliação da Lei de Cotas e inclui quilombolas

POLÍTICA NACIONAL

STF valida transporte público gratuito nas eleições de 2024

POLÍTICA NACIONAL

Brasil é convidado para reunião no Egito sobre crise em Gaza

CIDADES| POLÍTICA NACIONAL

Jayme Campos compõe elite parlamentar do Congresso, segundo o DIAP

MATO GROSSO| POLÍTICA NACIONAL

População dos 141 municípios de MT irão as urnas para escolher os novo conselheiros tutelar neste domingo

POLÍTICA NACIONAL

Câmara aprova urgência para limite do juros do cartão de crédito