Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

22/02/2024 7:21 am

Uniace bate Adef em clássico brasiliense na abertura do Regional

Uniace (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal) venceu o clássico brasiliense contra a Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal) por 2 a 1, pela primeira rodada do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos 2023, que teve início nesta terça-feira, em Várzea Grande, no Mato Grosso. Leandro Moreno e Alexandre fizeram os gols dos atuais campeões, enquanto Jeferson descontou para a Adef, equipe novata na modalidade que disputa o torneio pela segunda vez.


Outros três confrontos agitaram a rodada inaugural da competição no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão. Jogando com o apoio local da torcida, a AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos) abriu o Regional derrotando a Udevima (União dos Deficientes Visuais de Manaus) por 1 a 0, gol de Maxwell, atleta com diversas passagens pela Seleção Brasileira. No segundo jogo do dia, a Acelgo (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás) fez 2 a 0 no Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas): Marcos Rogério, o Costela, balançou a rede duas vezes. Por fim, a ADVP (Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas) derrotou de virada o CFCP (Clube de Futebol para Cegos do Pará) por 2 a 1Leonardo abriu o placar, mas Evandro e Selmi garantiram o vira-vira do clássico paraense.

177A7603.JPG
Costela, que veste camisa preta com detalhes em laranja da Acelgo, é abraçado pelo chamador Leo durante comemoração de um dos seus gols.


A segunda rodada será realizada nesta quarta-feira com mais quatro partidas. Confira a tabela completa:

JOGOHORÁRIO   GRUPO
Terça-feira, 13 de junho
Jogo 01 AMC1X0UDEVIMAA
Jogo 02 ACELGO2X0ISMACA
Jogo 03 CFCP1X2ADVPB
Jogo 04 ADEF1X2UNIACEB
Quarta-feira, 14 de junho
Jogo 0509:00CFCP X UNIACEB
Jogo 0610:15ADEF X ADVPB
Intervalo
Jogo 0714:00AMC X ISMACA
Jogo 0815:15ACELGO X UDEVIMAA
Quinta-feira, 15 de junho
Jogo 0909:00ISMAC X UDEVIMAA
Jogo 1010:15AMC X ACELGOA
Intervalo
Jogo 1114:00UNIACE X ADVPB
Jogo 1215:15CFCP X ADEFB
Sexta-feira, 16 de junho
Jogo 1309:001º GRUPO A X 2º GRUPO BSemi 1
Jogo 1410:151º GRUPO B X 2º GRUPO ASemi 2
Sábado, 17 de junho
Jogo 1509:00Perdedor Semi 1 X Perdedor Semi 2Bronze
Jogo 1610:15Vencedor Semi 1 X Vencedor Semi 2Final

Sobre o Regional Centro-Norte 2023


O torneio será disputado entre os dias 13 e 17 de junho. Oito equipes de seis estados – Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará – jogarão no Ginásio Fiotão, com entrada gratuita ao público. Há dois grupos com quatro times cada que se enfrentam em turno único. Classificam-se às semifinais os dois melhores de cada chave. 


Este é o último Regional da modalidade no ano, após a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) levá-lo a Petrolina e São Paulo. Assim, ao fim da competição estarão definidos os oito times classificados para a Série B do Campeonato Brasileiro. Lembrando que cada Regional garante vaga na Segunda Divisão ao campeão, desde que este já não integre uma das duas divisões nacionais. No caso do Centro-Norte, há cinco equipes previamente classificadas: Uniace, na Série B, além de AcelgoAMCCFCP Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), na Série A.


Desde que a CBDV passou a administrar a modalidade, em 2011, já foram realizadas dez edições. A AMC é a maior ganhadora, com cinco títulos. Os outros cinco estão distribuídos por cinco equipes diferentes, sendo a Uniace a atual campeã. Não houve disputa em 2021 e 2020 por conta da pandemia.

Veja também

Copa do Brasil| ESPORTES

União perde para Atlético-GO e se despede da Copa do Brasil

ESPORTES| Mato-grossense

No apagar das luzes, Mixto empata com Dom Bosco e garante vaga nas quartas

ESPORTES

Mixto tem ampla vantagem em retrospecto contra o Dom Bosco

ESPORTES

Mixto inicia venda antecipada de ingressos para confronto contra o União

ESPORTES

Mixto feminino se apresenta e inicia treinos para temporada 2024

ESPORTES

Ito Roque celebra vitória do Mixto e exalta estadual: “Cada adversário tem uma postura”