Câmara amplia foco sobre VLT e comissão aprova nova visita ao ‘canteiro de obras’

Mais uma Comissão da Câmara dos Deputados virá a Cuiabá para fiscalizar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) neste mês. Trata-se da Comissão Externa destinada a acompanhar e monitorar a Conclusão das Obras Públicas paralisadas e inacabadas no país (Cexobras), que aprovou mais um requerimento para visita ‘in loco’ por deputados federais.

O requerimento foi apresentado e aprovado nesta quarta-feira (1) pela coordenadora da Comissão, deputada federal Flávia Moraes (PDT/GO), sob articulação do deputado federal Emanuelzinh

O pedido ainda determina ‘a realização de evento com o governador do Estado, o prefeito de Cuiabá e demais autoridades responsáveis’.

Na mesma sessão, a comissão também aprovou um requerimento ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando o encaminhamento das ‘decisões, estudos, pareceres e relatórios relacionados às obras do VLT/ BRT Cuiabá-Várzea Grande – MT’.

“Hoje tem um grupo que quer que volte BRT e outro que quer que fique VLT. Então existe uma confusão ainda em relação a qual é o melhor modal (…) Eles chamam até de uma vergonha nacional a não conclusão dessa obra. Eu acredito que nós teremos um papel fundamental pra conseguir definir, ajudar a buscar uma solução para a continuidade dessa obra”, disse a deputada.

Com a aprovação, os parlamentares da comissão visitarão o Centro de Controle e Operação (CCO) do VLT e toda a extensão da obra por onde passam os trilhos, trincheiras e viadutos. Todo o corpo técnico com engenheiros e especialistas da Câmara também estará presente. A previsão é que a visita ocorra neste mês. No dia 19 de maio, a Comissão Permanente de Viação e Transportes da Câmara Federal também aprovou a realização de uma visita técnica nas obras do VLT.

Atualmente a obra segue paralisada em definitivo por decisão do governo Mauro Mendes (União), que lançou edital para a substituição do modal para o Ônibus de Rápido Transporte. Porém, uma decisão do TCU suspendeu todos os trâmites do projeto.

Deputado cobra mais transparência  

O deputado federal Emanuelzinho (MDB) acredita que as visitas aprovadas pelas duas comissões da Câmara Federal, sob sua articulação, darão maior transparência aos efeitos da ‘novela VLT/BRT’.

“A decisão da troca do modal foi feita nos últimos dias do mês de dezembro de 2020, sem debate, sem transparência dos números. E o governo recentemente tentou fazer uma venda [dos vagões] sem a devida transparência pra população saber se realmente o preço está compensando ser vendido, qual que seria o custo da tarifa do VLT e do BRT”, disse o parlamentar logo após a aprovação do requerimento na Comissão Externa destinada a acompanhar e monitorar a Conclusão das Obras Públicas paralisadas e inacabadas no País (Cexobras).

Emanuelzinho tem sido um dos articuladores do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que tenta barrar a mudança de modal anunciada pelo governador Mauro Mendes.   O governo do Estado, por outro lado, já considera como resolvida a troca do modal para o BRT e pretende iniciar a execução do projeto assim que reverter a suspensão por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). A classe política de MT tem se dividido sobre a defesa ao modal rodoviário e ao de trilhos.

Matheus Augusto