Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

25/02/2024 5:42 am

Adef vence a AMC na final do Regional Centro-Norte e faz história

Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal) conquistou neste sábado o título do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos 2023, o primeiro de sua trajetória na modalidade, iniciada em 2020. Na final disputada no Ginásio “Fiotão”, em Várzea Grande (MT), o time bateu a AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos), maior ganhadora do torneio de todos os tempos, com cinco taças, por 1 a 0. Mais cedo, a Acelgo (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás) ficou com a medalha de bronze ao ganhar da Uniace (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal), campeã da edição passada, por 2 a 1. Este foi o último Regional da modalidade no ano, após passagens também por Petrolina e São Paulo.


A equipe de Brasília se junta a um grupo de outros seis times vencedores da competição criada em 2011 pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) – não houve disputas em 2021 e 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Já os donos da casa, apesar da hegemonia na região, seguem sem levantar o troféu de campeão desde 2016.


“É muito gratificante. Eu havia prometido um gol para o meu filho Victor Gabriel e pude cumprir com a promessa”, disse o ala Leandro, autor do gol do título no segundo tempo da decisão, quando conduziu a bola em velocidade pelo meio e chutou rasteiro, cruzado, no canto direito do goleiro Thiago Lucena. “A palavra é superação. Passamos o início do ano treinando em quadras públicas, os rapazes de machucando em alambrado, tomado pontos. Mas sempre treinando. Viemos para cá com sete atletas, um precisou ir embora porque passou em um concurso público, e chegamos à final desacreditados. Ninguém esperava, depois da partida horrorosa que fizemos na estreia, que chegaríamos à decisão. A resposta está aí. É muito amor e muita dedicação”, disse o técnico Marcelo Ottoline, citando a derrota da Adef na primeira partida no campeonato, para a Uniace (2 a 1).

177A9265.JPG
Foto do momento em que a bola está passando ao lado do goleiro Thiago após a finalização de Leandro, que aparece no canto direito da imagem marcado por dois atletas da AMC.


Agora, a Adef concentra suas atenções no Campeonato Brasileiro – Série A, marcado para setembro. Outras três equipes do Centro-Norte disputarão a Primeira Divisão de 2023: AMCAcelgo e CFCP (Clube de Futebol para Cegos do Pará). Já Uniace e ADVP (Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas) – melhor colocada deste Regional fora os times já garantidos em uma das duas divisões nacionais – jogarão a Série B, em dezembro.


Mais cedo, a Acelgo freou os irmãos Leonardo e Leandro Moreno, campeões em 2022 pela Uniace, com um fim de jogo emocionante após o argentino Nahuel López marcar o gol da vitória por virada por 2 a 1 faltando um segundo para o cronômetro zerar no segundo tempo – Leandro Moreno havia aberto o placar para o time de Brasília e Marcos “Costela” deixado tudo igual. Marcos, por sinal, ganhou o prêmio de Artilheiro, com cinco gols. A Acelgo ainda teve eleito o Atleta RevelaçãoEduardo dos Santos, de 18 anos. Vale lembrar que este ano vão acontecer os primeiros Jogos Juvenis da CBDV, disputados pelos atletas sub-23 que se destacaram em cada Regional. Já o prêmio de Melhor Goleiro foi para Thiago Lucena, da AMC.  

177A9109.JPG
O goleiro Toni vibra com o punho direito erguido enquanto abraça o argentino Nahuel López.

Confira como ficou a tabela do Regional Centro-Norte com todos os resultados:

JOGO   GRUPO
Terça-feira, 13 de junho
Jogo 01AMC1X0UDEVIMAA
Jogo 02ACELGO2X0ISMACA
Jogo 03CFCP1X2ADVPB
Jogo 04ADEF1X2UNIACEB
Quarta-feira, 14 de junho
Jogo 05CFCP0X1UNIACEB
Jogo 06ADEF1X0ADVPB
Jogo 07AMC1X0ISMACA
Jogo 08ACELGO3X0UDEVIMAA
Quinta-feira, 15 de junho
Jogo 09ISMAC1X0UDEVIMAA
Jogo 10AMC1X1ACELGOA
Jogo 11UNIACE0X0ADVPB
Jogo 12CFCP1X3ADEFB
Sexta-feira, 16 de junho
Jogo 13ACELGO0 (2)X(3) 0ADEFSemi 1
Jogo 14UNIACE0X2AMCSemi 2
Sábado, 17 de junho
Jogo 15ACELGO2X1UNIACEBronze
Jogo 16ADEF1X0AMCFinal

DA Redação

Veja também

ESPORTES

Com iluminação do Estádio de Jangada Tropa do R 7 Enfrenta Santa Cruz na final do Campeonato Municipal.

ESPORTES

Mixto tem retorno de Odail e Igor, mas terá três desfalques contra o Primavera

Copa do Brasil| ESPORTES

Com dois de Romero, Corinthians vence o Cianorte e avança na Copa do Brasil

Copa do Brasil| ESPORTES

Cuiabá se adapta ao gramado alagado, goleia o Real Noroeste e passa na Copa do Brasil Texto retirado de ogol.com.br https://www.ogol.com.br/noticias/cuiaba-se-adapta-ao-gramado-alagado-goleia-o-real-noroeste-e-passa-na-copa-do-brasil/587585

ESPORTES

Departamento Esportivo Bairro Pascoal ramos completou 35 anos no ultimo dia 20

Copa do Brasil| ESPORTES

União perde para Atlético-GO e se despede da Copa do Brasil